Martina Hingis: “Jogar ténis é o que eu sei fazer melhor”

A edição deste ano do US Open correu da melhor maneira a Martina Hingis, que saiu de Flushing Meadows com os troféus de campeã de pares femininos e de pares mistos. A quinze dias de completar 37 anos de idade, a tenista suíça fez uma breve retrospetiva da sua carreira, em entrevista a Don Riddell, da CNN Sport.

“Sempre gostei de jogar ténis. Isto é o que eu sei fazer melhor, é a minha educação desde os dois anos de idade”, indicou Hingis, a mais jovem tenista de sempre a chegar ao primeiro lugar do ranking (16 anos).

A campeã de 25 torneios do Grand Slam, entre singulares, pares femininos e pares mistos, estabelece uma comparação entre gerações de tenistas, no que a vencedores de eventos Major diz respeito.

“Fui a mais nova na maioria das coisas que alcancei. Agora, olho para trás e vejo os jovens jogadores de hoje e aqueles que estão a chegar, e penso: ‘A Jelena Ostapenko venceu Roland Garros com 20 anos’… Mas naquela altura, com essa idade, se não tivesses ganho um torneio do Grand Slam, então já eras considerado demasiado velho”, observou.

Martina Hingis venceu o seu primeiro torneio do Grand Slam individual, em 1997, no Australian Open, quando tinha 16 anos e 3 meses. No ano anterior, a suíça tinha-se sagrado campeã de pares femininos de Wimbledon, ao lado de Helena Sukova, tornando-se na campeã de Grand Slams mais jovem de sempre (15 anos e 9 meses).

Mas nem tudo foi um mar de rosas na carreira de Martina Hingis, que com apenas 22 anos viu-se forçada a abandonar a modalidade devido a constantes lesões no tornozelo direito. Ainda assim, Hingis olha naturalmente com orgulho para tudo o que alcançou até à paragem.

“No meu caso, definitivamente que não gostaria de trocar com ninguém tudo aquilo por que passei. Estudei até aos 14 anos, altura em que me tornei profissional, e depois mais tarde também, mas creio que esta é a melhor educação que pode haver. A minha mãe garantiu-me sempre que, quando viajamos para países e cidades diferentes, também temos algo a absorver lá”, afirmou.

Total
0
Shares
Total
0
Share