Entrada em falso não impede João Domingues de seguir para a segunda ronda

João Domingues (182.º) regressou esta segunda-feira aos triunfos, ao apurar-se para a segunda ronda do quadro principal de singulares do Challenger de Buenos Aires, após derrotar no encontro de estreia o sexto candidato ao título no torneio alviceleste.

Sem vencer qualquer encontro em torneios deste nível desde julho, altura em que chegou às meias-finais do Challenger de Praga (posteriormente sofreu desaires precoces em Sevilha e Roma), João Domingues teve a capacidade de contrariar a má entrada em jogo e o ténis mais possante de Facundo Bagnis, vencendo o argentino em dois sets por 7-6(1) e 6-3, naquele que foi o segundo embate entre ambos (o argentino venceu o outro encontro em Bastad).

Num encontro com contornos muito atípicos para a realidade do ténis masculino, o tenista natural de Oliveira de Azeméis cedo se viu em desvantagem, perdendo os cinco primeiros jogos da partida, numa altura em que não mostrava argumentos para fazer frente ao número 162 mundial.

No entanto, João Domingues não baixou os braços e aos poucos foi entrando no encontro e tirando a ‘mão’ a Facundo Bagnis, que não conseguiu manter o ímpeto inicial e começou a ter mais dúvidas a cada pancada que batia, o que fez com que os erros surgissem, assim como a recuperação do tenista oliveirense.

João Domingues acabou mesmo por passar para a frente do marcador, vencendo seis jogos de forma consecutiva (salvou um set point pelo meio), mas na altura que servia para fechar acabou por não o conseguir o que fez com que o primeiro set fosse resolvido no tiebreak. O tie-break acabou por ser uma mera formalidade para João Domingues, que depois de perder o primeiro ponto venceu os sete seguintes de forma consecutiva, arrecadando assim um primeiro set muito incaracterístico.

Com o ascendente a seu favor muito pela forma que foi buscar o set inaugural, o número quatro nacional não teve problemas em fazer a diferença na segunda partida, vencendo os três primeiros jogos do parcial de forma categórica e com um break de vantagem.

Essa vantagem ainda chegou a ser ameaçada, mas rapidamente o tenista de 23 anos fez questão de voltar a adiantar-se, mostrando-se sempre melhor a nível tático e em termos de solidez de jogo, segurando muitas vezes os pontos à espera que o erro do outro lado da rede acabasse por surgir.

Na segunda ronda, o tenista português voltará a ter pela frente um tenista da casa. O seu adversário sairá do vencedor do encontro entre Sebastian Baez (1670.º) e Andrea Collarini (242.º), que se realizará esta terça-feira — dia que também será de estreia para os outros dois portugueses inscritos no quadro principal, Gastão Elias e Gonçalo Oliveira.

Total
0
Shares
Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.