del Potro ultrapassa Federer e conquista primeiro Masters 1000 em Indian Wells

JM del Potro
Fotografia: BNP Paribas Open

Está encontrado o campeão do primeiro Masters 1000 da temporada: Juan Martín del Potro superou Roger Federer numa decisão de sonho para conquistar o título de Indian Wells e estender ainda mais o seu recorde de vitórias consecutivas neste arranque de época.

Num duelo taco a taco, como já seria de antever tendo em conta os atuais momentos dos dois tenistas, foi o número oito mundial quem foi mais forte nos detalhes e fez a diferença nas alturas críticas da contenda para arrebatar a mesma através dos parciais de 6-4, 6-7(8) e 7-6(2), em duas horas e 42 minutos de um embate em que teve de salvar três match points.

À partida para o derradeiro encontro, já havia uma certeza: um dos dois protagonistas veria a sua série vitoriosa chegar ao fim. Enquanto Federer ia já em 17 triunfos consecutivos (de resto, ainda não perdeu este ano), del Potro seguia numa espiral de 10 vitórias nos últimos 10 encontros.

Já garantido no topo da hierarquia por, pelo menos, mais duas semanas, o campeoníssimo helvético havia passado por um tremendo susto no encontro das meias-finais mas surgia extremamente motivado pela possibilidade de conquistar mais um título no deserto californiano, neste caso o sexto na sua carreira.

Por seu turno, o número um argentino partia para a sua segunda decisão em Indian Wells (foi vice-campeão em 2013) e procurava finalmente erguer o seu primeiro título em provas desta categoria, pelo que, portanto, a final prometia muito e acabou por não defraudar as expetativas.

Na primeira partida, um break à passagem do quinto jogo a favor da “Torre de Tandil” foi determinante para a conclusão do set, uma vez que a partir daí pôde gerir bem essa quebra de serviço rumo à vitória. Contudo, e porque o veterano suíço raramente se dá por vencido, o encontro não ficaria tão cedo decidido já que outros eram os seus planos.

De orgulho ferido e “cara lavada”, Federer apareceu no segundo parcial com outra disposição e acutilância, que causaram dificuldades a del Potro e que acabariam por dar frutos ao tenista mais cotado, que arrancou “a ferros” um tiebreak impróprio para cardíacos e, consequentemente, ficou lançado em termos psicológicos rumo a uma terceira e decisiva partida.

Na hora das grandes decisões, tal como já acontecera na jornada de ontem, “Fedex Express” mostrou uma vez mais que é ele quem quase sempre sai por cima das situações como vencedor, ao ganhar uma vantagem crucial no nono jogo. Porém, sempre muito aguerrido, “Delpo” não baixou os braços e, encostado à parede, quebrou o serviço de Federer para se manter vivo na final.

A partir daí, ambos os atletas mantiveram os seus serviços para remeter novamente a decisão de um parcial ao derradeiro desempate. Aí, foi del Potro quem desde cedo se adiantou com dois minibreaks que o iriam catapultar, após alguns sobressaltos, para o triunfo final e subsequente estreia na galeria de campeões em Indian Wells.

Falando de números, del Potro, que soma a sua 11.ª vitória consecutiva, vence este domingo o seu 22.º título da carreira (em 32 finais no cômputo geral) e primeiro em provas de nível Masters 1000 à passagem da sua quarta decisão em eventos desta categoria, sendo que irá subir duas posições para se fixar amanhã no sexto posto.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share