Não, não é um engano — nem uma qualquer forma de fake news: o nome de Stan Wawrinka vai mesmo voltar a figurar na fase de qualificação de um torneio do ATP World Tour. Mais concretamente, no do Masters 1000 de Toronto, no Canadá.
Atualmente com 33 anos e no 198.º lugar do ranking mundial masculino, o suíço não tem classificação suficiente para entrar diretamente nem num, nem noutro quadro do prestigiado torneio canadiano — que anualmente alterna os quadros masculino e feminino entre as cidades de Toronto e Montreal.
Por isso, teve de esperar por uma decisão da organização, que não atendeu ao seu pedido e decidiu avançar com um convite mas apenas para a fase de qualificação. Feitas as contas, este será o primeiro qualifying que Wawrinka disputa desde que o fez no Masters 1000 de Paris-Bercy, no final da época de 2005 — ou seja, há quase 13 anos.
A notícia surgiu depois do tenista helvético, por três vezes campeão de torneios do Grand Slam, ter sido surpreendido na primeira ronda do ATP 500 de Washington, nos Estados Unidos da América. A derrota, no entanto, não parece abalar “Stan the Man”, que sente estar “mais perto e ao mesmo tempo muito longe” do regresso aos bons resultados mas mantém “a certeza” de que o vai conseguir fazer.