Nadal, “meio” Djokovic e Serena venceram perante 4.000 adeptos no regresso do ténis à Austrália

Não são imagens do passado e muito menos fruto da imaginação: na Austrália, o verão de ténis arrancou esta sexta-feira com um torneio de exibição em Adelaide, onde mais de 4.000 adeptos praticamente esgotaram Memorial Drive Tennis Centre para aplaudirem alguns dos melhores tenistas do mundo.

O cenário foi em muito semelhante ao que se viveu 361 dias antes, quando a Rod Laver Arena de Melbourne Park voltou a esgotar para a final masculina do Australian Open. Não há segredos: a Austrália foi um dos países que melhor lidou com a pandemia de covid-19 e desde que foi detetado o primeiro surto, há 12 meses, apenas 28.794 casos foram detetados. Atualmente, o país tem 89 casos ativos — todos isolados.

Para que o verão de ténis australiano voltasse a ser possível em 2021, em plena situação pandémica, os tenistas oriundos um pouco de todo o mundo tiveram de se sujeitar a uma rigorosa quarentena de 15 dias. Agora que começa a chegar ao fim, recuperam a liberdade quase total uma vez que o distanciamento social e a utilização de máscaras não são, na grande maioria das situações, preocupações necessárias no contexto atual da Austrália.

E foi assim que, na tarde desta sexta-feira (ainda de madrugada em Portugal), o ténis voltou em pleno.

Mesmo tratando-se de uma exibição, a jornada começou com algum drama: número um do mundo e uma das principais figuras de cartaz do evento, Novak Djokovic anunciou, a 15 minutos do começo do primeiro encontro, a desistência devido a bolhas na mão direita. O sérvio foi substituído pelo compatriota Filip Krajinovic, que liderava por 6-3 frente a Jannik Sinner quando Djokovic mudou de ideias e entrou em ação. “Com a ATP Cup e o Australian Open ao virar da esquina não queria arriscar demasiado, mas a emoção foi tão forte quando entrei no court que tinha de jogar”, explicou depois. Em uníssono com o compatriota, também ele venceu um set por 6-3 frente a Sinner.

Logo a seguir, a jornada diurna concluiu-se com um duelo de estrelas entre Naomi Osaka e Serena Williams, as duas atletas femininas mais bem pagas da atualidade.

Frente a frente num encontro não oficial pela primeira vez, a japonesa e a norte-americana deram espetáculo do início ao fim num encontro que, não sendo sempre espetacular, entreteve todos os presentes e só terminou com os parciais de 6-2, 2-6 e 10-7 a favor de Williams.

Já de noite, foi a vez de Rafael Nadal derrotar Dominic Thiem por 7-5 e 6-4 num encontro de alto nível a que se seguiu o momento mais aguardado da jornada para o público da casa: o regresso aos courts de Ashleigh Barty um ano depois de ter disputado o último encontro. O resultado, esse, não foi o mais feliz (3-6, 6-1 e 10-8 para Simona Halep), mas não faltou entretenimento e o propósito principal foi cumprido.

Concluída a exibição em Adelaide, a ação segue para Melbourne e em grandes doses. Na próxima semana, Melbourne Park vai receber nada mais, nada menos do que seis torneios oficiais: dois ATP 250, a ATP Cup e três WTA 500. E a 8 de fevereiro começa o tão aguardado Australian Open.

Total
0
Shares
Total
0
Share