13 anos depois, Sorana Cirstea volta a vencer um torneio WTA

A 5 de outubro de 2008, uma jovem romena chamada Sorana Cirstea, então com 18 anos de idade, celebrava a conquista do primeiro título WTA na cidade uzbeque de Tashkent (num torneio onde até bateu a portuguesa Michelle Larcher de Brito nos quartos de final). 13 anos depois, e com duas finais perdidas pelo meio (a juntar à final perdida em Budapeste, em 2007), Cirstea voltou a erguer um troféu no circuito WTA. Agora com 31 anos, a número 67 mundial sagrou-se campeã no WTA 250 de Istambul com uma vitória por 6-1 e 7-6[3] sobre Elise Mertens (17.ª WTA).

Cirstea chegou à final com um registo imaculado: quatro vitórias sem ceder qualquer set pelo meio. A romena entrou em court determinada em manter o bom momento e precisou de apenas 29 minutos para vencer um primeiro parcial de sentido único e no qual Mertens não foi capaz de vencer um jogo de serviço.

Se no primeiro set Cirstea dominou por completo com a resposta, no segundo parcial Mertens procurou equilibrar o encontro nesse aspeto. A belga, que detinha o estatuto de primeira cabeça de série, estava a realizar um parcial quase perfeito, mas tudo se desmoronou. A tenista de 25 anos chegou à vantagem de 5-2 e tudo parecia encaminhado para um terceiro set, mas Cirstea teve outras ideias. Passo a passo, a tenista romena iniciou a recuperação e chegou mesmo a servir a 6-5 para a conquista do torneio, mas Mertens conseguiu uma última quebra de serviço para forçar o tiebreak. No desempate, Mertens perdeu todos os pontos nos quais serviu e acabou por pagar cara a fatura.

Na quinta final WTA que disputou na carreira, Sorana Cirstea chegou ao segundo título e da forma perfeita, sem ceder qualquer parcial durante toda a semana em Istambul. Em termos de ranking, a conquista do torneio vai catapultar Sorana Cirstea para o 58.º lugar. Elise Mertens, por outro lado, vai subir uma posição e chegar ao 16.º lugar.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share