Cação e Cabral eliminados em Majadahonda; Araújo, Falcão e Faria seguem em frente

Sara Falcão/FPT

O contingente português que vai jogar esta semana o ITF de 15 mil dólares de Majadahonda, em Madrid, estreou-se praticamente todo este domingo (apenas Nuno Borges tem entrada direta no quadro principal). Na primeira ronda do qualifying, Tiago Cação – que defendia o estatuto de primeiro cabeça de série – e Francisco Cabral foram eliminados, mas Pedro Araújo, Luís Faria e Gonçalo Falcão garantiram o acesso à segunda ronda.

Francisco Cabral foi o primeiro a ir a jogo e não conseguiu contrariar o favoritismo do adversário, o russo Yan Bondarevskiy (675.º ATP), nono cabeça de série da fase de qualificação. O tenista português, de 24 anos, conseguiu ser competitivo e oferecer resistência, mas o jogo caiu para o lado do melhor cotado e em sets diretos, com os parciais de 7-5 e 6-3.

O mesmo destino teve Tiago Cação, número 524 mundial e melhor cotado do qualifying. O tenista de Peniche ainda venceu o primeiro set diante do holandês Max Houkes (857.º ATP), mas acabou por permitir que o tenista de 20 anos igualasse o encontro e saísse depois por cima no match tiebreak. Cação foi derrotado por 6-7[4], 6-3 e 13-11.

Melhor sorte tiveram Gonçalo Falcão, Pedro Araújo e Luís Faria. Falcão, de 33 anos, impôs a maior experiência frente ao jovem espanhol Javier Molino (1866.º ATP), de 19 anos, e venceu pelos parciais de 6-2 e 6-2. Logo a seguir, no mesmo court, Pedro Araújo bateu o melhor cotado Federico Iannaccone (837.º ATP) por 6-1 e 7-6. A fechar a jornada, Luís Faria resgatou o terceiro triunfo para as cores portuguesas na cidade espanhola, ao vencer Juan Pablo Canas García (1376.º ATP). O tenista de Guimarães liderava por 7-6[4] e 4-0 quando o adversário se retirou do encontro.

Na segunda ronda do qualifying, a tarefa será teoricamente mais complicada para os portugueses. Pedro Araújo vai medir forças com o espanhol Alberto Barroso Campos (791.º ATP), 15.º cabeça de série, e Gonçalo Falcão defronta Carlos López Montagud (696.º ATP), 11.º melhor cotado. Luís Faria é o único que não vai defrontar um pré-designado, tendo agendado um embate com o japonês Taiyo Yamanaka (1219.º ATP).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share