Casper Ruud não dá hipótese a Gaston e ergue terceiro título da época em Gstaad

O norueguês Casper Ruud conquistou este domingo o terceiro título ATP da temporada e o quarto da carreira. Na sexta final que disputou, o tenista de 22 anos sagrou-se campeão do ATP 250 de Gstaad ao derrotar o francês Hugo Gaston (155.º ATP), estreante em grandes decisões a este nível, por 6-3 e 6-2.

Cada vez mais tido como um especialista da terra batida, Ruud não desperdiçou a oportunidade de adicionar mais um título no “pó de tijolo” ao palmarés. O norueguês quebrou o serviço de Gaston no quarto jogo, sofreu o contra-break, mas rapidamente voltou a assumir as rédeas do encontro e não mais deixou escapar a vantagem. O número 14 mundial venceu 65% dos pontos com o primeiro serviço, converteu quatro de 16 break points e eliminou nove dos dez que enfrentou. Para além disso, Casper Ruud confirmou a tendência de massacrar o segundo serviço dos adversários — chegou à final com 66% de pontos ganhos na resposta a segundos serviços no torneio, o melhor registo entre os 28 participantes — e venceu 54% dos pontos disputados no segundo ‘saque’ de Gaston.

Imbatível em solo suíço, depois de já ter ganho esta época em Genebra, Casper Ruud rubricou a 41.ª vitória em terra batida no somatório das temporadas de 2020 e 2021, o melhor registo no circuito (Stefanos Tsitsipas tem 34 e é o segundo classificado nessa tabela). Em 2021, Ruud leva agora 31 triunfos e apenas nove desaires e já três troféus na bagagem.

A conquista de mais um troféu, porém, não vai permitir que Ruud suba no ranking mundial. O tenista de Oslo vai aproximar-se de Diego Schwartzman, mas vai manter-se pela 14.ª posição, o lugar mais alto que já ocupou até à data. Subida é algo que vai haver, no entanto, para Hugo Gaston: o francês, de 20 anos, vai escalar 23 posições e assumir um novo máximo de carreira na 132.ª posição.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share