Franco Agamenone estreia-se a vencer no circuito Challenger em Praga

Aos 28 anos, Franco Agamenone atingiu o ponto mais alto da carreira. Este sábado, o tenista italiano fez a estreia em finais no circuito Challenger, em Praga, e aproveitou a ocasião para conquistar o primeiro título na categoria. O tenista nascido em Rio Cuarto, na Argentina, mas naturalizado italiano derrotou o britânico Ryan Peniston (351.º ATP) por 6-3 e 6-1 na grande final.

Numa final algo inédita, tendo em conta que Agamenone tinha apenas disputado dois quadros principais em torneios Challenger até esta época e que Peniston nunca tinha jogado um Challenger em terra batida, foi o italiano que impôs um maior nível de ténis na quadra. Apesar da menor percentagem de primeiros serviços colocados, em comparação com o adversário, Agamenone teve um melhor aproveitamento. O italiano venceu 69% dos pontos jogados com o primeiro serviço (Peniston venceu 47%) e 47% dos pontos jogados com a segunda bola (Peniston venceu 27%).

O caminho de Franco Agamenone até ao título:

  • R1: 6-3 e 6-3 vs. Nicolás Sánchez Izquierdo (372.º ATP)
  • R2: 7-5 e 6-4 vs. Geoffrey Blancaneaux (311.º ATP)
  • QF: 5-7, 7-5 e 6-3 vs. Michael Geerts (320.º ATP)
  • SF: 6-3 e 6-0 vs. Igor Sijsling (338.º ATP)
  • F: 6-3 e 6-1 vs. Ryan Peniston (351.º ATP)

O número 330 mundial arrancou muito bem no encontro e conseguiu rapidamente uma vantagem de dois breaks sobre o britânico. Peniston ainda teve um break point para reduzir para 1-3, mas Agamenone eliminou essa possibilidade e dilatou a vantagem para 4-0. O britânico conseguiu depois entrar no marcador e inclusive recuperou um dos breaks de atraso, tendo eliminado um set point pelo meio. Contudo, sofreu de imediato o contra-break e cedeu o parcial.

Perante o desfecho do primeiro set, Ryan Peniston não conseguiu voltar a entrar na discussão do encontro. O menor cotado voltou a enfrentar dois breaks de desvantagem e o 5-0 no marcador tornou-se irrecuperável para Peniston, que apenas conseguiu evitar o “pneu” antes de Agamenone servir com sucesso para a vitória.

Dois tenistas que nunca jogaram ao nível ATP, Franco Agamenone e Ryan Peniston jogaram a primeira final da carreira no circuito Challenger. O italiano, de 28 anos, sai de Praga com o troféu na bagagem e tem à espera uma subida de 39 lugares no ranking mundial, que lhe vai permitir chegar ao 291.º lugar e entrar pela primeira vez no top 300. Ryan Peniston, de 25 anos, vai subir 20 lugares e chegar ao 331.º posto, um novo máximo de carreira.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share