Ilya Ivashka conquista primeiro título da carreira na preparação para o US Open

Na última paragem do circuito masculino antes das estrelas se encontrarem no US Open, Ilya Ivashka entrou para a história. O tenista bielorrusso conquistou este sábado o ATP 250 de Winston-Salem, o primeiro título da carreira. Ivashka é o oitavo tenista a conquistar o primeiro título esta temporada.

Na final deste sábado, disputada entre estreantes em grandes decisões, o tenista de 27 anos encontrou o sueco Mikael Ymer, de 22, e precisou de apenas 56 minutos para confirmar uma vitória dominadora com os parciais de 6-0 e 6-2. Ivashka perdeu apenas dois pontos ao serviço em todo o encontro, não enfrentou break points e quebrou o serviço de Ymer por cinco vezes em oito tentativas.

No caminho para a grande decisão, Ivashka começou por derrotar Andreas Seppi (6-4 e 6-4) na primeira ronda. De seguida, o bielorrusso recuperou de uma desvantagem de 4-6 e 2-5 para derrotar Marin Cilic por 4-6, 7-5 e 6-4 e marcar encontro com Jan-Lennard Struff, que derrotou por 6-2 e 6-1. Nos quartos de final, o bielorrusso surpreendeu o primeiro cabeça de série, Pablo Carreño Busta, por 7-6[2] e 6-3, antes de travar Emil Ruusuvuori por 6-2 e 6-1 nas meias-finais.

Quanto a Mikael Ymer, o sueco precisou de três sets para bater Stefano Travaglia na estreia (6-2, 1-6 e 6-2), mas conseguiu um triunfo bem mais convincente sobre Albert Ramos (6-3 e 6-1) na segunda ronda. Seguiu-se Max Purcell no caminho do número 90 mundial, que venceu por 7-5 e 6-2. Nos quartos de final, o sueco recuperou da desvantagem de um set para derrotar Frances Tiafoe por 6-7[2], 6-2 e 6-3, antes de se apurar para a final com um triunfo por 7-5 e 6-3 sobre Carlos Alcaraz.

A final acabou por ser muito desequilibrada, com Ivashka a assumir as rédeas do encontro desde cedo. Dominador a partir da linha de fundo, o bielorrusso revelou-se impenetrável no serviço e não deu espaço para que Ymer pudesse sequer entrar na discussão do encontro.

A viver aquele que é muito provavelmente o melhor momento da carreira, Ilya Ivashka — que ocupa o 63.º lugar do ranking ATP, o melhor registo em toda a carreira — tornou-se no primeiro bielorrusso a vencer um torneio ATP desde 2003, ano em que Max Mirnyi triunfou em Roterdão. O título conquistado na primeira final que disputa ao nível ATP vai permitir a Ivashka subir dez lugares no ranking e chegar ao US Open no 53.º posto, um novo máximo de carreira.

Quanto a Mikael Ymer, também ele um estreante em finais ATP, o vice-campeonato vai permitir-lhe também uma considerável subida no ranking antes do US Open. O tenista de 22 anos, que já foi o 67.º classificado, vai subir 18 posições e entrar em Nova Iorque no 72.º lugar da hierarquia mundial.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share