João Sousa volta a vencer e avança para os quartos de final na academia de Rafa Nadal

O vimaranense João Sousa está apurado para os quartos de final do Challenger de Maiorca, que se joga na academia de Rafael Nadal. Depois de ter regressado às vitórias na ronda inaugural, o tenista português conseguiu somar esta quinta-feira um segundo triunfo em território espanhol e garantiu uma vaga no top 8 da competição.

Quarto cabeça de série, fruto do 149.º lugar que ocupa esta semana no ranking ATP, João Sousa não enfrentou dificuldades de maior para superar o espanhol Roberto Ortega-Olmedo, número 329 do Mundo. O número dois nacional venceu por 6-3 e 6-3 em uma hora e 33 minutos de encontro.

Os dois tenistas foram trocando jogos de serviço numa fase inicial do embate, sempre com Sousa a causar mais dificuldades a Ortega-Olmedo do que o contrário. Ao sétimo jogo, o tenista luso acabaria por descobrir mesmo o break point e revelou eficácia máxima nesse aspeto. O pupilo de Frederico Marques capitalizou na única chance até então e consumou o break, que confirmou de seguida com o jogo de serviço mais conturbado até então. A fechar o parcial, Sousa conseguiu uma segunda quebra de serviço, depois de Ortega-Olmedo ainda ter eliminado um primeiro set point.

O arranque da segunda partida podia ter sido mais complicado para João Sousa, que enfrentou três break points no primeiro jogo de serviço. Porém, o tenista de 32 anos conseguiu dar a volta à situação e ainda eliminou mais um break point no terceiro jogo, antes de avançar ele para a quebra de serviço no jogo seguinte. Este último break acabou por ser decisivo, com Ortega-Olmedo a não conseguir restabelecer-se depois disso e Sousa a avançar com passos firmes para a vitória.

Apurado para uns quartos de final pela primeira vez desde setembro de 2019, João Sousa está agora à espera de conhecer o próximo adversário. O atleta de Guimarães vai cruzar-se com o belga Michael Geerts (316.º ATP) ou com o chileno Marcelo Tomás Barrios Vera (172.º ATP), sexto cabeça de série. Os dois tenistas também discutem esta tarde o apuramento para os quartos de final.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share