Alcaraz vence batalha épica com Tsitsipas e leva estreia no US Open a outro nível

Se não viu, nem sabe o que perdeu: num encontro verdadeiramente épico e candidato a um dos melhores da temporada, o espanhol Carlos Alcaraz (que há poucos meses garantiu a estreia no top 100 ATP ao vencer o Challenger 125 de Oeiras e entretanto está às portas do top 50) acrescentou uma página ainda mais dourada à sua estreia no US Open ao derrotar Stefanos Tsitsipas por 6-3, 4-6, 7-6(2), 0-6 e 7-6(5) em 4h11 e forçar o grego a fazer as malas mais cedo.

Com 18 anos e 130 dias, o espanhol — que é treinado pelo ex-número um mundial Juan Carlos Ferrero — tornou-se no tenista mais jovem a chegar à quarta ronda de um torneio do Grand Slam (em quadros masculinos) desde Andrey Medvedev em Roland-Garros… 1992.

Perante mais de 20.000 espetadores, no maior court do mundo e num ambiente eletrizante, Carlos Alcaraz demonstrou ao mundo as razões que fazem dele um dos jovens mais talentosos do circuito ao bater-se de igual para igual com Stefanos Tsitsipas, ele próprio apontado como um dos principais sucessores dos Big Four no render da guarda que inevitavelmente se aproxima. Tudo graças a um recital de potência (e winners, 60) e sobretudo de discernimento que o ajudaram a recuperar de uma desvantagem de dois breaks (2-5) na terceira partida e a deixar rapidamente para trás um quarto set em que não apareceu para, com a mesma calma e paciência do arranque do encontro, construir “sem dúvida a vitória mais importante” de uma curta, mas já muito brilhante carreira.

Para além de se ter tornado no mais novo a chegar à quarta ronda de um “Major” desde Andrey Medvedev, Carlos Alcaraz também se tornou no mais novo a derrotar um top 3 ATP no US Open desde que o ranking foi criado, em 1973, e no mais novo a fazê-lo em Grand Slams desde Michael Chang em 1989.

E agora o “miúdo” de 18 anos parte como favorito para chegar aos primeiros quartos de final da carreira a este nível, dado que pela frente — depois de um dia de descanso — terá o alemão Peter Gojowczyk, número 141 ATP.

Última atualização às 00h49.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share