Leylah Fernandez soma nova vitória e faz história com apuramento para os ‘quartos’ do US Open

Brad Penner/USTA

Leylah Fernandez, a tomba-gigantes. Um título que se aplica bem ao que a jovem canadiana vai fazendo em Flushing Meadows. Depois de tombar Naomi Osaka, a número 73 mundial deu continuidade ao grande momento e garantiu o apuramento para os primeiros quartos de final de um Grand Slam este domingo, ao derrotar Angelique Kerber (17.ª WTA) por 4-6, 7-6[5] e 6-2.

Depois de terem trocado breaks nos primeiros dois jogos, Kerber e Fernandez confirmaram os jogos de serviço seguintes, até que a canadiana voltou a causar estragos e a conseguir um segundo break para chegar ao 4-2 no marcador.

Sem tempo a perder, Kerber tratou de dar a resposta de imediato e voltou a fazer o contra-break, tal como tinha sucedido na fase inicial do embate. A germânica elevou o nível na reta final do set, jogou grandes pontos e um terceiro break deixou-a na posição de servir para a conquista do primeiro parcial, conquista essa que foi garantida com um jogo em branco.

Na segunda partida, Kerber foi a primeira a chegar ao break e parecia ter o controlo do embate nas mãos. A liderar por 3-1 e depois por 4-2, a vitória aparentava estar muito perto. No entanto, um break tardio de Leylah Fernandez relançou a discussão da segunda partida e Kerber teve mesmo que eliminar um set point ao serviço para forçar o tiebreak. No desempate, a alemã recuperou de uma desvantagem de 1-5 para 4-5, mas acabou por “morrer na praia” e ver Leylah Fernandez atirar o encontro para o terceiro set.

Num grande embate de ténis, Kerber iniciou ao serviço na terceira partida e foi logo chamada a salvar um break point no terceiro jogo para se adiantar por 2-1. Logo a seguir, foi a própria ‘Angie’ a ter um break point a favor, mas não conseguiu converter e aí se deu o início do fim. Depois de conseguir segurar o serviço para fazer o 2-2, Leylah Fernandez arrancou para a vitória em grande estilo: venceu cinco jogos consecutivos e fechou o embate ao fim de duas horas e 18 minutos. Para a estatística ficam os impressionantes 45 winners da canadiana.

Pela primeira vez no top 8 de um Grand Slam, Leylah Fernandez vai procurar tornar a estadia em Nova Iorque ainda mais histórica. A jovem do Canadá vai discutir o acesso às meias-finais da prova com a ucraniana Elina Svitolina (5.ª WTA), que jogou um belo encontro para eliminar Simona Halep (13.ª WTA) por 6-3 e 6-3.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share