Griekspoor faz história no ATP Challenger Tour; Lestienne e Báez também festejaram esta semana

Tallon Griekspoor, Constant Lestienne e Sebastián Báez foram os campeões da semana no ATP Challenger Tour: enquanto o primeiro prolongou em Nápoles um registo absolutamente notável e juntou-se a uma estatística bastante restrita, os outros dois voltaram a conhecer o sabor de vencer no circuito secundário, em Alicante e Santiago, respetivamente.

Se Tallon Griekspoor havia iniciado a segunda campanha em terras napolitanas com um registo de 10 vitórias consecutivas — que resultaram nas conquistas em Múrcia e no primeiro torneio de Nápoles –, o neerlandês reeditou o desfecho final nesta nova semana e a inscrição na grelha de campeões teve o mesmo nome: na final, bateu o norte-americano Alexander Ritschard, proveniente da fase de qualificação, por 6-3 e 6-2.

Como merecida recompensa pela brilhante temporada, Griekspoor ascende ao patamar superior: fixa-se esta segunda-feira na 89.ª posição da hierarquia mundial e, pela primeira vez na carreira, insere-se no lote dos 100 melhores do Mundo. E o tenista de Harleem tem outro motivo para celebrar, já que esta, que é a sua sexta (!) conquista de 2021, permite-lhe colocar-se no topo da estatística de mais títulos somados no ATP Challenger Tour num só ano, a par com Younes El Aynaoui (1998), Juan Ignacio Chela (2001), Facundo Bagnis (2016) e Benjamin Bonzi (2021).

Em Alicante, o destino do troféu foram as mãos de Constant Lestienne. O francês, que pelo caminho havia deixado o português João Sousa, terminou em pleno a participação na academia de Juan Carlos Ferrero e rubricou a vitória final perante o compatriota Hugo Grenier, numa contenda decidida por 6-4 e 6-3. O tenista natural de Amiens não consegue, para já, o regresso ao top 200 mundial, mas fixa-se no 208.º posto graças àquela que foi a sua terceira conquista da carreira neste circuito.

Por último, na terra batida de Santiago, o argentino Sebastián Báez encontrou as armas necessárias para efetuar a reviravolta e impedir o brasileiro Felipe Meligeni Alves de somar o título: no final liderou por 3-6, 7-6(6) e 6-1 na capital chilena e adicionou o quarto êxito da temporada ao seu curriculum para garantir uma vaga dentro do top 130.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share