Maia Open regressa em dezembro com dose dupla

Já é uma tradição e em 2021 será ainda maior: o ATP Challenger Tour vai regressar ao Complexo Municipal de Ténis da Maia em dezembro, mas este ano com a novidade de serem dois os torneios internacionais que a Federação Portuguesa de Ténis organizará com o apoio da Câmara Municipal da Maia.

Entre os dias 5 e 19 de dezembro, nas últimas duas semanas do calendário do ATP Challenger Tour, o histórico recinto maiato será palco de duas provas consecutivas, cada uma dotada de um total de 44.820 euros em prémios monetários mais hospitalidade. E cada semana valerá 80 pontos ATP ao campeão naquelas que serão as últimas oportunidades de os jogadores amealharem pontos na temporada de 2021.

O Maia Open I será um de três torneios ATP Challenger 80 a acontecerem entre os dias 5 e 12 de dezembro, a par de Forli (Itália) e Florianópolis (Brasil), enquanto entre 12 e 19 de dezembro o Maia Open II apenas terá a companhia de um ATP Challenger 80 no Rio de Janeiro (Brasil). Ambos os eventos terão a particularidade de serem os únicos deste nível a acontecer em terra batida no continente europeu.

Para Vasco Costa, presidente da Portuguesa de Ténis, “depois de duas edições de sucesso, esta extensão do Maia Open a dois torneios para ocupar as últimas duas semanas do calendário do circuito ATP Challenger reforça o objetivo que a Federação Portuguesa de Ténis tem de proporcionar aos jogadores portugueses mais oportunidades de poderem competir e pontuar no nosso país, para além de se traduzir numa grande oportunidade visto que serão os únicos torneios a acontecer na Europa em terra batida indoor nessas últimas semanas do ano.”

Organizado desde 2019, o “novo” Maia Open devolveu à cidade maiata uma etapa do ATP Challenger Tour pela primeira vez desde 2002. A edição que assinalou o regresso foi ganha pelo eslovaco Jozef Kovalik, mas em 2020 a festa fez-se em português, com Pedro Sousa a derrotar o espanhol Carlos Taberner na final para conquistar o oitavo título da carreira a este nível e igualar o recorde nacional.

Com a confirmação dos dois torneios na Maia, 2021 entrará para a história como o primeiro ano em que Portugal será palco de nove torneios do ATP Challenger Tour numa só temporada, um registo que supera as oito provas (Funchal, Funchal, Vilamoura, Oeiras, Porto, Açores, Estoril e Cascais) organizadas ao longo de 1988.

Antes de chegar à Maia, no final da época, o ATP Challenger Tour contou com quatro provas (três ATP Challenger 50 e um ATP Challenger 125) no Complexo Desportivo do Jamor, em Oeiras, o Porto Open, no Complexo Desportivo do Monte Aventino, o Braga Open, no Clube de Ténis de Braga, e o Del Monte Lisboa Belém Open, no CIF.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share