Sinner estreia-se no top 10 e aproxima-se do Masters com meias-finais em Viena

Jannik Sinner só somou uma vitória na noite desta sexta-feira, mas o triunfo sobre Casper Ruud teve três sabores: ao fazê-lo, o italiano não só avançou para as meias-finais do ATP 500 de Viena, na Áustria, como garantiu a estreia no top 10 do ranking ATP e passou a ocupar um dos lugares de qualificação para o ATP Finals, o Masters que encerrará a temporada e que em 2021 acontecerá em Turim, Itália.

Num duelo muito aguardado, o italiano de 20 anos impôs os parciais de 7-5 e 6-1 ao norueguês de 22 anos (que este ano cometeu a proeza de conquistar três torneios ATP consecutivos) para fazer a última celebração de uma jornada recheada de ação, que já tinha visto Carlos Alcaraz estrear-se em meias-finais deste nível.

Campeão do ATP 250 de Antuérpia na última semana, Sinner continua sem acusar o desgaste e depois de um primeiro set equilibrado, em que pela primeira vez em exatamente uma semana voltou a sentir dificuldades num jogo de serviço e teve de se esforçar para ganhar vantagem, partiu para uma vitória bem mais folgada. Com o seu poder de fogo tão elogiado pelos colegas de profissão, o italiano “abriu o jogo” e desconstruiu o ténis de Ruud, com menos soluções, para chegar às 45 vitórias em 2021 — 39 foram registadas em encontros nos quais venceu o primeiro set, tal como esta sexta-feira.

E o 45.º desses triunfos permitiu a Jannik Sinner garantir a entrada no top 10 do ranking ATP pela primeira vez na carreira assim que a tabela classificativa voltar a ser atualizada, na segunda-feira. Independentemente do que aconteça daqui para a frente em Viena, o tenista de San Candido, a poucos quilómetros da fronteira com a Áustria, sabe que surgirá pelo menos na oitava posição, mas até pode dar-se o caso de ir um degrau mais longe — para isso precisa de vencer o torneio.

Outra tabela na qual Sinner subirá é a que contabiliza os pontos ganhos apenas em 2021 e que vale a qualificação para o Nitto ATP Finals, o “Masters” do final do ano. Com dois lugares por definir, o jovem italiano ultrapassou Hubert Hurkacz para passar a ocupar o último lugar de qualificação precisamente atrás de Casper Ruud, com quem ainda pode trocar de posição até ao final da semana.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share