Tiafoe vira o que parecia perdido e atinge a final mais importante da carreira em Viena

Frances Tiafoe esteve com um pé e meio de fora do ATP 500 de Viena, mas o norte-americano conseguiu recuperar de forma heróica da desvantagem de um set e um break para derrotar Jannik Sinner por 3-6, 7-5 e 6-2 para se qualificar para a final mais importante da carreira — e, tal como João Sousa no Challenger de Brest, a primeira desde que discutiu o título no Millennium Estoril Open de 2018.

Sem qualquer hipótese de retaliação até ao sétimo jogo do segundo parcial, Tiafoe transformou um encontro de praticamente um só sentido numa das batalhas mais entusiasmantes do ano ao “ressuscitar” de forma emocionante. Sinner, que procurava a segunda presença consecutiva em finais (foi campeão em Antuérpia no domingo), esteve a um jogo de seguir em frente com uma vitória tranquila, mas tirou o pé do acelerador, perdeu a concentração e deixou-se afetar pelo ganho de motivação do norte-americano, que “usou” o público para reentrar no encontro e construir uma recuperação louvável.

Com cinco jogos consecutivos, Tiafoe resgatou o segundo set e ditou a tónica do que se seguiria: o norte-americano dominou o rumo dos acontecimentos e só voltou a sentir dificuldades depois de consumar a primeira quebra de serviço, mas conseguiu evitar o contra-break e só parou no momento de celebrar a vitória.

A atravessar uma boa fase, Frances Tiafoe subiu ao 41.º lugar do ranking virtual e um título em Viena levá-lo-ia ao 34.º posto na atualização de segunda-feira, já próximo do 29.º lugar que alcançou em fevereiro de 2019. Mas mais significativo ainda é o 24.º lugar que o jovem de Hyattsville, em Maryland, já ocupa na “Race to Turin”, ou seja, a tabela que apenas contabiliza os pontos ganhos em 2021 e que, dadas as circunstâncias, reflete melhor o “ranking real” dos jogadores.

Para colocar a cereja no topo do bolo de uma semana que teve de começar no qualifying — o que significa que já soma seis vitórias —, o vice-campeão do Millennium Estoril Open terá de derrotar Alexander Zverev, quarto cabeça de série e grande favorito para a final deste domingo. O alemão derrotou Carlos Alcaraz de forma categórica.

Última atualização às 20h50.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share