Nuno Borges espreita top 260 mundial com vitória na estreia em Tenerife

Beatriz Ruivo/Del Monte Lisboa Belém Open

O português Nuno Borges (263.º ATP) estreou-se esta segunda-feira com o pé direito no Challenger de Tenerife, em Espanha. O tenista maiato derrotou o belga Kimmer Coppejans (214.º ATP) em três sets, com os parciais de 1-6, 6-2 e 6-2, e assegurou o apuramento para a segunda ronda do torneio espanhol.

O jovem tenista português, de 24 anos, teve um primeiro parcial para esquecer diante do belga, de 27. Borges venceu apenas dois pontos na resposta durante toda a primeira partida, sofreu dois breaks e ainda teve de eliminar cinco break points para impedir um descalabro maior. Ao fim de 27 minutos, Coppejans estava na frente do marcador e de forma autoritária.

O arranque da segunda partida trouxe mais um break a favor do melhor cotado, mas Borges não atirou a toalha ao chão. O maiato devolveu a gentileza de imediato e conseguiu um segundo break logo a seguir, após um longo jogo de serviço de Coppejans. A fechar uma série de quatro jogos consecutivos, o português eliminou dois break points para confirmar a quebra de serviço e chegar ao 4-1. Até ao final do parcial, Coppejans enfrentou break points em todos os jogos — no último foi mesmo quebrado — e Borges idém, sendo que o maiato conseguiu sempre sair por cima.

Embalado pela vitória na segunda partida, Nuno Borges conseguiu ser autoritário no terceiro set como Coppejans foi no primeiro. O tenista luso cedeu apenas cinco pontos ao serviço no terceiro set, apontou cinco dos oito ases com que fechou o encontro e converteu os dois break points que teve à disposição para conseguir confirmar a reviravolta ao fim de quase duas horas em court.

A vitória desta segunda-feira deixa Nuno Borges à porta de atingir o top 260 mundial pela primeira vez. O tenista da Maia está virtualmente no 261.º lugar do ranking ATP, o que por si só já seria um novo máximo de carreira. Na segunda ronda em Tenerife, Borges vai medir forças com o sueco Elias Ymer (167.º ATP), sétimo favorito ao título, que bateu Hiroki Moriya (322.º ATP) por 7-6[4] e 6-4.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share