Gaston leva franceses à loucura, atira Carreño Busta para fora de Turim e vai à terceira ronda em Paris

O conto de fadas de Hugo Gaston no Masters 1000 de Paris-Bercy conheceu esta quarta-feira um novo capítulo. O jovem tenista gaulês, que ocupa o 103.º lugar no ranking ATP, somou a quarta vitória consecutiva na capital francesa e apurou-se para a terceira ronda com um triunfo sobre Pablo Carreño Busta (17.º ATP) por 6-7[3], 6-4 e 7-5 em mais de duas horas e 30 minutos de encontro.

Depois de ter furado a fase de qualificação com triunfos sobre Kevin Anderson e Lorenzo Musetti e de ter derrotado o compatriota Arthur Rinderknech na ronda inaugural, Gaston continuou a presentear os adeptos locais com um ténis requintado e de muita qualidade. O jovem de 21 anos tinha como maior vitória da carreira em termos de ranking o triunfo frente a Cristian Garín em Gstaad, em julho, quando o chileno era 19.º da hierarquia. Esta quarta-feira, essa vitória foi substituída por um feito épico para o francês, que fez a temporada quase toda em terra batida e está agora a dar cartas no piso rápido indoor de Paris.

O gaulês chegou a liderar por um break no primeiro set, mas não conseguiu manter a vantagem e acabou derrotado no tiebreak pelo mais experiente Carreño Busta. Ainda com esperanças de chegar a Turim, o espanhol colocou-se em boa posição para o triunfo, mas não conseguiu conter a resposta do adversário. Num segundo set atribulado, Gaston liderou por um break (2-0) e chegou a estar por duas vezes com a desvantagem de uma quebra de serviço (2-3 e 3-4), mas num set de voltas e reviravoltas, o francês acabou a vencer três jogos consecutivos para empatar a contenda e forçar o terceiro set.

À semelhança de todos os outros parciais, o primeiro break pertenceu ao menor cotado, que chegou ao 3-1 no marcador. A resposta de Carreño Busta foi imediata e o espanhol fez o contra-break para manter tudo igual. Contudo, quando se adivinhava um novo tiebreak, Gaston descobriu os primeiros dois match points na resposta. Carreño Busta ainda eliminou o primeiro, mas colocou uma direita mais longa do que devia no segundo e o público local foi à loucura com o triunfo de um dos seus.

A vitória de Hugo Gaston deixa, desde logo, Pablo Carreño Busta sem hipóteses de chegar ao ATP Finals de Turim. A viver um verdadeiro conto de fadas, o francês — que vai estrear-se no top 100 mundial e é nesta altura o virtual 80.º classificado — vai agora aguardar pelo desfecho do confronto entre Jannik Sinner (9.º ATP) e Carlos Alcaraz (35.º ATP), do qual vai sair o seu próximo adversário num encontro que promete espetáculo.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share