Nuno Borges chega aos quartos de final em Tenerife e garante melhor ranking da carreira

Sara Falcão/FPT

O português Nuno Borges (atual 263.º classificado no ranking ATP) qualificou-se esta quarta-feira para os quartos de final de um torneio Challenger pela sexta vez no ano e na carreira ao derrotar o sueco Elias Ymer (167.º e sétimo cabeça de série) por 7-5 e 6-4 em Tenerife, nas Ilhas Canárias.

Frente a frente com um adversário que já esteve à porta do top 100 mundial (foi 105.º em junho de 2018), o maiato resistiu a um início muito equilibrado e sem oportunidades de break, salvou dois set points quando serviu a 4-5 da primeira partida e quebrou pouco depois para se adiantar no marcador. Com a vantagem do seu lado, Borges manteve a consistência, aumentou a agressividade e foi o único a estar perto de mais uma quebra de serviço, acabando por carimbar a vitória em 91 minutos.

O triunfo desta quarta-feira foi o 10.º da carreira de Nuno Borges frente a um jogador do top 200 mundial e não só apurou o atual campeão nacional para os quartos de final de um Challenger pela sexta vez em 2021 e na carreira como lhe permitiu assegurar o melhor ranking da carreira na próxima segunda-feira: no pior dos cenários aparecerá entre os 260 primeiros, melhorando o 263.º lugar em que surge atualmente.

Para continuar a seguir em frente e marcar presença numas meias-finais pela primeira vez, o jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis — projeto a que se juntou no decorrer desta época — terá de ultrapassar Fernando Verdasco. O espanhol foi número 7 mundial em 2009, conta com mais de 500 vitórias ao mais alto nível e aos 37 anos figura no 165.º lugar da hierarquia.

Última atualização às 17h06.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share