Miguel Gomes e Carolina Azadinho entre os primeiros vencedores no Campeonato Nacional

Sara Falcão/FPT

OEIRASMiguel Gomes e Carolina Azadinho inscreveram os nomes no grupo de primeiros vencedores da 97.ª edição do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto, que arrancou este domingo no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras, com os encontros do qualifying. Os quadros principais serão sorteados na segunda-feira (8 de novembro), pelas 11 horas.

Na reta final de uma temporada que o colocou entre os melhores tenistas do circuito mundial de sub 18 e o levou a três torneios do Grand Slam, Miguel Gomes teve de trabalhar muito para responder ao wild card que lhe foi entregue com uma vitória: o tenista do Clube de Ténis de Alcobaça, que atualmente integra o CAR da Federação Portuguesa de Ténis, precisou de três partidas para se desenvencilhar de Miguel Semedo, por 2-6, 6-2 e 6-1, e avançar para a ronda de acesso ao quadro principal. Segue-se Diogo Morais (CIF), que superou Valentin de Carvalho por 6-2 e 6-2.

Mais fácil foi o dia do vice-campeão nacional de sub 18, Jaime Faria (CAD), que com os parciais de 6-1 e 6-0 sobre Pedro Ferreira marcou encontro com Nuno Pinheiro (CETO), responsável pela eliminação de Martim Marújo por 6-2 e 6-2.

Ainda no quadro masculino, destaque para o regresso vitorioso de Gonçalo Falcão (CIF). Vice-campeão da prova em 2011, ano em que perdeu a discussão do título para João Domingues em Guimarães, o tenista de 33 anos ultrapassou Bernardo Balancho (ET Maia) por 6-0 e 6-0.

A prova feminina arrancou com uma surpresa: a vitória de Maria Pinto, do Clube de Ténis do Paço do Lumiar, por 3-6, 7-6(6) e 6-2 sobre Matilde Morais, do Colégio Amor de Deus. Já Maria Garcia (CT Paço do Lumiar) e Catarina Mesquita (CT Paço do Lumiar), protagonistas da última final do Campeonato Nacional de Sub 16, seguiram para a última ronda da fase de qualificação com vitórias por 6-2 e 6-1 a Leonor Batista e 6-4 e 7-6(3) sobre Rita Santos, respetivamente.

Carolina Azadinho (CIF), que já se tem aventurado no circuito internacional, venceu Catarina Moreira (Clube VII) por 6-1 e 6-2 e marcou encontro com Inês Esteves (AHEAD CT). Outra jogadora a seguir em frente foi Angelina Voloshchuk (AHEAD CT), a campeã nacional de sub 14, que aplicou os parciais de 6-1 e 6-0 a Gabriela Matos (CAD).

Na segunda-feira, para além de se disputarem todos os encontros da ronda de acesso, também serão sorteados os quadros principais deste Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto. A cerimónia está prevista para as 11 horas.

Quanto ao Campeonato Nacional de Ténis em Cadeira de Rodas/Taça Angelini Farmacêutica será disputado nos dias 12 e 13 de novembro.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share