De trás para a frente, João Sousa volta a vencer e está nos ‘quartos’ em Helsínquia

O português João Sousa apurou-se esta quarta-feira para mais uns quartos de final no ATP Challenger Tour. O tenista de Guimarães, que ocupa o 147.º lugar no ranking ATP, superou o checo Jonas Forejtek (315.º ATP) por 5-7, 6-4 e 6-4 e conseguiu o segundo triunfo em Helsínquia, na Finlândia.

Perante um adversário que nunca tinha defrontado, João Sousa não entrou bem no jogo e foi surpreendido pelo nível apresentado por Forejtek. O tenista checo ameaçou o break logo na primeira ocasião em que Sousa serviu e à segunda conseguiu mesmo a quebra de serviço que lhe permitiu abrir uma vantagem de 4-1 no primeiro parcial.

A correr atrás do marcador, o pupilo de Frederico Marques deu uma boa resposta e entrou em definitivo no encontro. Sousa recuperou o break de atraso, igualou o parcial a quatro jogos e manteve-se na luta pela vitória no primeiro set. Porém, quando servia a 5-6 para forçar o tiebreak, o vimaranense enfrentou um set point e não o conseguiu apagar do marcador.

Apesar do desaire no primeiro set, João Sousa manteve um bom nível exibicional e a reviravolta acabou por surgir. Um break conseguido na reta final do segundo set, depois de ter eliminado um break point no jogo anterior, permitiu ao tenista de 32 anos adiar a decisão para um terceiro parcial. Logo no segundo jogo, João Sousa teve de salvar break points e mais tarde, a meio do parcial, o vimaranense capitalizou na única oportunidade que teve para marcar a diferença necessária e abrir caminho à reviravolta, que se confirmou ao cabo de duas horas e 11 minutos.

Apurado para os quartos de final pela terceira vez nos últimos quatro torneios Challenger que jogou, João Sousa está agora à espera de conhecer o próximo adversário. O português vai defrontar o vencedor do embate entre o britânico Liam Broady, 128.º no ranking ATP e sexto cabeça de série, e o belga Joris De Loore, atual número 695 na hierarquia, mas que em outubro de 2016 chegou a ser o 174.º.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share