João Sousa garante segunda final do ano na Finlândia

O português João Sousa, que vai recuperar o estatuto de número um nacional na próxima segunda-feira, assegurou este sábado o apuramento para a final do Challenger de Helsínquia, na Finlândia. O vimaranense derrotou o suíço Henri Laaksonen (97.º ATP) por 6-4 e 6-3 para chegar ao derradeiro embate.

O tenista português apresentou um bom nível durante praticamente todo o encontro. Sousa enfrentou um break point no terceiro jogo, que eliminou, e o resto do parcial decorreu sem sobressaltos de maior para o vimaranense. Laaksonen procurou muitas vezes a pancada de direita ao longo da linha, mas não conseguiu tirar o efeito pretendido da mesma. Na reta final do set, o helvético cometeu uma dupla falta para oferecer o set point a Sousa e fez uma segunda dupla falta consecutiva para entregar o primeiro parcial.

O arranque da segunda partida fazia augurar um encontro complicado para o tenista de Guimarães e ainda longe de estar resolvido. O break conseguido por Laaksonen no primeiro jogo assim o fazia prever, mas a resposta de João Sousa foi impecável: quatro jogos ganhos de forma consecutiva para se colocar a vencer por 6-4 e 4-1, a apenas dois jogos da vitória. Quando regressou ao serviço, o tenista de 32 anos ainda eliminou dois break points para chegar ao 5-2 e, quando chegou a hora de servir para a vitória, Sousa fechou com um jogo em branco.

À procura do primeiro título em 2021, João Sousa prepara-se para disputar a segunda final do ano no circuito Challenger. O vimaranense, que em Brest foi derrotado no derradeiro encontro por Brandon Nakashima, vai ter como opositor o eslovaco Álex Molcan (103.º ATP), terceiro cabeça de série.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share