ATP Challenger Tour: Cressy faz hat-trick em Forli e Ficovich celebra em São Paulo

O português Nuno Borges não foi o único a erguer um troféu esta semana no ATP Challenger Tour. Em solo europeu, Maxime Cressy juntou-se ao maiato enquanto campeão na cidade italiana de Forli. Para lá do Atlântico, o argentino Juan Pablo Ficovich festejou em São Paulo e permitiu à Argentina atingir uma marca histórica esta temporada.

Em Forli, que pela segunda vez esta temporada acolheu um torneio do circuito secundário, Maxime Cressy dominou a prova de início a fim. O tenista norte-americano entrou no quadro como segundo cabeça de série e não deixou cair qualquer set durante toda a semana.

Depois de ter derrotado Evgeny Karlovskiy, Matteo Viola, Julian Lenz e Jelle Sels, o tenista de 24 anos mediu forças com o alemão Matthias Bachinger na grande final. Depois de já ter conquistado dois títulos esta época no ATP Challenger Tour, Cressy não desperdiçou a oportunidade de consumar o hat-trick e venceu este domingo por 6-4 e 6-2 para selar mais uma conquista.

A viver um 2021 para mais tarde relembrar, Maxime Cressy vai atingir esta segunda-feira um novo máximo de carreira no ranking ATP. O tenista nascido em Paris, mas naturalizado norte-americano, vai subir ao 112.º lugar e aproximar-se de uma estreia no top 100. Matthias Bachinger, tenista de 34 anos que foi 85.º em agosto de 2011, vai subir 25 lugares e chegar à 231.ª posição.

Em São Paulo, Juan Pablo Ficovich e Luciano Darderi discutiram o título este domingo. O italiano começou a semana no qualifying e tornou-se no quarto adolescente transalpino a chegar a uma final no ATP Challenger Tour em 2021, depois de Lorenzo Musetti, Giulio Zeppieri e Flavio Cobolli.

No entanto, Darderi não teve argumentos para contrariar Ficovich na final. O tenista argentino venceu por 6-3 e 7-5 para suceder a Felipe Meligeni Alves como campeão na prova paulista. A conquista em São Paulo, que é a primeira da carreira de Ficovich a este nível, tem um sabor ainda mais especial se tivermos em conta que o tenista argentino esteve seis meses ausente do circuito devido a uma miocardite (inflamação do miocárdio) provocada pela infeção pelo coronavírus.

A vitória de Juan Pablo Ficovich é ainda histórica pelo facto de ser o 20.º título de tenistas argentinos no ATP Challenger Tour esta temporada. O registo iguala um recorde que já pertencia aos argentinos, responsáveis por exatamente 20 conquistas no circuito secundário em 2007 e 2016, e à França, que conseguiu 20 títulos em 2005.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share