Depois de uma pré-época de luxo, Frederico Silva procura repetir proeza na Austrália

Um contratempo numa costela forçou Frederico Silva a colocar um ponto final precoce na temporada de 2021, mas abriu-lhe a porta a uma preparação mais prolongada para o novo ano. A mudança de planos resultou numa viagem até Barcelona, onde juntou a equipa técnica portuguesa a caras bem conhecidas do circuito internacional para preparar a viagem até à Austrália, onde espera repetir a proeza alcançada há um ano.

“Felizmente a lesão numa costela do lado esquerdo está recuperada. Nessa altura a ideia ainda era jogar no Barém e os dois torneios da Maia, porque teoricamente seriam mais acessíveis por muitos jogadores já estarem a preparar 2022, mas acabei por não conseguir jogá-los porque tive de fazer tratamento. Quando finalmente fiquei bom achámos que já não faria sentido jogar apenas um torneio na Maia, por isso começámos a pré-época mais cedo”, explicou ao Raquetc o tenista das Caldas da Rainha.

E foi uma pré-época de luxo: Frederico Silva viajou com o treinador, Pedro Felner, até à 4Slam Tennis Academy, nos arredores da cidade catalã, onde se reuniu com outro português, o preparador físico Luís Lopes, que viajou até Barcelona com Aslan Karatsev, russo que começou a acompanhar há dois anos.

“Achámos que seria bom fazermos uma pré-época conjunta porque assim eu aproveitava para treinar algumas vezes com o Karatev e os outros jogadores, como o Andrey Rublev e o Dusan Lajovic, e podia treinar presencialmente com o Luís, com quem trabalho bastante online. Foi muito trabalho físico, muito trabalho de volume e acabaram por ser 10 dias bastante intensos que nos vão ajudar a estar melhor preparados para começar a época”, acrescentou Frederico Silva.

Concluída a primeira viagem da nova temporada, o caldense de 26 anos já tem na mira a próxima, esta para competir: “Saímos de Lisboa no dia 28 de dezembro num voo que faz paragem no Dubai, de onde apanhamos o charter para Melbourne. Chegamos lá no dia 29 à noite e temos de ficar até 1 de janeiro, mas depois vamos para Traralgon, que é onde vou jogar o meu primeiro torneio do ano, um Challenger.”

Daí, o destino será Melbourne, a cidade onde Frederico Silva procurará repetir o feito que assinou em 2021 — mas em Doha — ao tornar-se no primeiro homem português a ultrapassar o qualifying do Australian Open. “Estou confiante de que posso vir a fazer um bom qualifying e passar novamente ao quadro principal, que é obviamente o meu objetivo”, rematou.

Para além de Frederico Silva, também João Sousa, Nuno Borges, Gastão Elias e João Domingues irão a jogo na fase de qualificação do primeiro torneio do Grand Slam da temporada.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share