Estrela da casa surpreende Kvitova e alcança melhor vitória da carreira em Adelaide

A temporada de 2022 ainda agora começou, mas já há espaço para surpresas. Num embate que terminou já durante a manhã desta segunda-feira em Portugal Continental, a jovem australiana Priscilla Hon (263.ª WTA) rubricou a primeira grande surpresa da época, ao afastar Petra Kvitova (17.ª WTA) na primeira ronda do WTA 500 de Adelaide com os parciais de 6-7[4], 7-5 e 6-2.

Presenteada pela organização do torneio com um wild card para o quadro principal, Hon fez valer a confiança com uma grande prestação diante da tenista checa. O primeiro set, muito equilibrado, caiu para o lado de Kvitova. Depois de não terem existido break points durante o parcial, um único minibreak no tiebreak foi suficiente para a melhor cotada sair na frente do marcador.

A estreia na nova época parecia estar a correr pela normalidade para Kvitova, que fez o primeiro break do segundo set para chegar ao 4-2 e ficou a apenas dois jogos da vitória. No entanto, Priscilla Hon agarrou-se ao encontro com o contra-break que conseguiu e manteve tudo igualado.

Na reta final do segundo set, e quando um novo tiebreak já parecia ser certo, Hon conseguiu nova quebra de serviço que a deixou a servir a 6-5 para empatar o encontro. Num momento de elevada pressão, Kvitova eliminou dois set points e chegou ao break point, mas também não concretizou. À terceira, Hon foi mesmo capaz de fechar o parcial e de prolongar o encontro.

Com o ascendente do seu lado, a tenista australiana entrou “a matar” na terceira partida. Duas quebras de serviço consecutivas, ambas confirmadas pelos respetivos jogos de serviço seguintes, permitiram a Priscilla Hon abrir uma vantagem de 4-0 que se revelou demasiado grande para Kvitova recuperar. A checa, aliás, não beneficiou de qualquer break point durante todo o terceiro set e acabou eliminada ao fim de duas horas e 21 minutos de encontro.

Concluída que está a primeira grande surpresa de 2022, Priscilla Hon — que somou a maior vitória da carreira — espera agora por Paula Badosa (8.ª WTA) ou Victoria Azarenka (27.ª WTA) na segunda ronda.

Maria Sakkari sofre “pneu”, mas segue em frente

Melhor estreia do que Kvitova teve a grega Maria Sakkari, número seis mundial. Terceira favorita ao título em Adelaide, Sakkari ainda sofreu um “pneu” às mãos da eslovena Tamara Zidansek (30.ª WTA), mas triunfou em pouco mais de duas horas com os parciais de 6-2, 0-6 e 6-4.

Na segunda ronda, a tenista helénica aguarda por Maddison Inglis (141.ª WTA) ou Shelby Rogers (40.ª WTA). Também na próxima eliminatória estão Elena Rybakina (venceu a wild card Storm Sanders por 6-4, 1-6 e 6-1), Kaja Juvan (derrotou Chloe Paquet por 6-4 e 6-2 e vai defrontar Aryna Sabalenka), Ajla Tomljanovic (derrotou Heather Watson por 6-4 e 7-6[5]) e Leylah Fernández (venceu Ekaterina Alexandrova por 6-3 e 6-4).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share