Gastão Elias vence duelo de 3h00 e está a um passo do quadro principal do Australian Open

Gastão Elias (216.º classificado no ranking ATP) qualificou-se esta quarta-feira para a terceira e última ronda do qualifying do Australian Open graças a uma vitória por 7-6(7), 4-6 e 6-4 sobre Juan Pablo Varillas (128.º), do Perú.

Dois dias depois de ter somado o primeiro triunfo da carreira no torneio do Grand Slam australiano, o tenista português de 32 anos registou a segunda — novamente em três sets — ao sair por cima de uma batalha muito equilibrada com o 11.º cabeça de série, que só se concluiu após 3h00.

Com o equilíbrio como nota dominante, Elias salvou o único ponto de break do primeiro parcial e teve pela frente mais um jogo “apertado” na reta final, mas com a ajuda do serviço e da sua característica pancada de slice — que tanto obriga os adversários a fletirem as pernas — conseguiu manter-se a par do marcador e forçar o tie-break. No tira-teimas nenhum dos jogadores conseguiu descolar, até que depois de anular um set point com uma subida à rede fechou o parcial aos 75 minutos de encontro com uma combinação de serviço-direita-amortie.

No segundo set, o número três nacional colocou o pé no acelerador, pressionou desde cedo o serviço do peruano e foi recompensado com a primeira quebra de serviço do encontro. Só que a vantagem ganha desvanesceu-se pouco depois, com um erro de direita, e o contra-break deu a Varillas a confiança necessária para procurar a reviravolta. Com uma subida de rendimento no primeiro serviço (colocou 56% dessas pancadas no primeiro set e 78% no segundo), o adversário conseguiu colocar a pressão em Elias e ao 10.º jogo obteve a quebra de serviço que lhe permitiu igualar o encontro.

Tal como na segunda partida, Gastão Elias voltou a quebrar o serviço de Juan Pablo Varillas no arranque do set decisivo. E fê-lo não por uma, mas duas vezes, obtendo uma vantagem mais folgada que o protegeu da réplica que o sul-americano procurou. Apesar de ter deixado escapar um jogo de serviço e de ter enfrentado um 30-30 no segundo, o português segurou a liderança até ao fim.

Com a vitória desta quarta-feira, Elias colocou-se a um passo de disputar o quadro principal do Australian Open pela segunda vez na carreira, depois de ter obtido entrada direta em 2017. Timofey Skatov, do Cazaquistão e número 255 ATP, é o adversário que o separa desse objetivo.

Esta será a quarta vez que o português disputa a terceira ronda de uma fase de qualificação em “Majors”: nas duas primeiras (Roland-Garros 2014 e 2015) foi bem sucedido, na mais recente (US Open 2021) foi eliminado após dispor de dois match points.

Ex-top 60 ATP, o atual número três nacional procura o oitavo quadro principal da carreira em torneios do Grand Slam e primeiro em quase cinco anos (Roland-Garros 2017).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share