João Sousa junta-se a Gastão Elias na última ronda do qualifying do Australian Open

O português João Sousa (140.º do ranking ATP) qualificou-se esta quarta-feira para a terceira e última ronda da fase de qualificação do Australian Open ao derrotar o australiano Marc Polmans (195.º) em três sets, por 3-6, 6-0 e 6-4. Horas antes, Gastão Elias também seguiu em frente.

Depois de uma primeira partida menos conseguida, em que sofreu a única quebra de serviço logo a seguir a desperdiçar dois pontos de break, o tenista português de 32 anos aumentou o nível.

Muito agressivo desde o arranque, Sousa conseguiu pressionar logo de entrada o tenista da casa e apesar de uma baixa percentagem de primeiros serviços colocados (apenas 47% durante este set, depois de 58% no primeiro) nunca enfrentou dificuldades nos seus jogos. Na resposta o domínio foi semelhante e teve como recompensa três quebras de serviço que resultaram num “pneu”.

No parcial decisivo, o pupilo de Frederico Marques teve de ser paciente e esperar pelo momento certo para atacar o serviço de Polmans. A ocasião chegou ao 10.º jogo, quando o australiano serviu para se manter no encontro e Sousa conquistou três pontos de break logo de entrada. Mas nem esses, nem os dois seguintes foram suficientes e só ao sexto match point é que o ex-top 30 ATP conseguiu carimbar a segunda vitória da semana.

Na ronda decisiva, João Sousa vai defrontar o vencedor o moldavo Radu Albot (123.º), quinto cabeça de série contra o qual tem vantagem (3-2) no confronto direto.

Esta será a quarta vez que João Sousa disputa a ronda de acesso ao quadro principal de um torneio do Grand Slam, tarefa que concluiu com sucesso em apenas uma ocasião: há quase 10 anos, em Roland-Garros 2012. Entre o US Open de 2013 e Wimbledon 2021 o português teve sempre entrada direta nos quadros principais.

Na Austrália, João Sousa procura a nona presença na “grelha” mais importante, uma série que começou em 2013 e só interrompeu em 2021 porque testou positivo à covid-19 dias antes da viagem para Melbourne.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share