Frederico Silva elimina antigo top 25 em mais de 3h rumo às meias-finais em Forli

Sara Falcão/FPT

Frederico Silva (239.º ATP) selou o apuramento para as meias-finais de um torneio do circuito Challenger pela primeira vez desde novembro de 2019 ao eliminar o primeiro cabeça de série, Vasek Pospisil (138.º), após mais de três horas de encontro em Forli, Itália.

No primeiro frente-a-frente da história entre ambos, o tenista português de 26 anos levou a melhor sobre o ex-número 25 mundial quando estavam decorridas 3h03 de encontro, graças aos parciais de 7-6(3), 6-7(1) e 7-5.

Num encontro pautado pelo equilíbrio, foi o pupilo de Pedro Felner quem dispôs do primeiro break point, simultaneamente um set point quando Pospisil serviu ao 4-5 da primeira partida. Mas nem esse, nem o do jogo seguinte — favorável ao canadiano — foram aproveitados e a primeira quebra de serviço só se registou ao 3-3 do terceiro set, já com o temporizador bem para lá das duas horas de jogo.

Esse break foi concedido por Frederico Silva, que assim ficou entre a espada e a parede, mas já depois de salvar dois match points no jogo de serviço seguinte o jovem português devolveu o ataque para voltar à discussão do encontro. O dano feito na principal arma do jogo de Pospisil deu motivação ao caldense, que pouco depois voltou a conseguir levar a melhor no “saque” do canadiano para fechar o encontro..

A vitória desta sexta-feira foi a 23.ª de Frederico Silva frente a tenistas do top 150 mundial e a 28.ª sobre adversários com melhor classificação atual do que máximo de carreira do caldense (o 168.º posto que atingiu em maio de 2021).

Com ela, o atual número quatro nacional quebrou o jejum de mais de um ano sem alcançar as meias-finais em torneios do circuito Challenger (novembro de 2019, quando perdeu a final de São Paulo, no Brasil). Nas sétimas “meias” da carreira a este nível, Silva terá como adversário o russo Pavel Kotov (231.º), que aos 23 anos vive dos melhores momentos da carreira

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share