Dois anos depois, Cilic volta a vencer um top 10 e regressa à segunda semana de um Grand Slam

O croata Marin Cilic apurou-se este sábado para a quarta ronda do Australian Open, numa Margaret Court Arena repleta de adeptos croatas que não faltaram à chamada para demonstrar apoio a um dos seus. Num embate de grande nível, Cilic fez lembrar os bons velhos tempos e travou Andrey Rublev (6.º ATP) com os parciais de 7-5, 7-6[3], 3-6 e 6-3 em mais de duas horas e 30 minutos.

O tenista croata realizou uma exibição a roçar a perfeição durante praticamente todo o encontro. A servir muito bem — rubricou 24 ases e venceu 85% dos pontos com o primeiro serviço — e a adotar um ténis agressivo e a um nível a fazer recordar os tempos áureos, nos quais venceu o US Open em 2014, Cilic foi desmontando a estratégia de Rublev e comandou sempre a partir da linha de fundo.

O domínio do croata fez-se notar durante dois sets e meio, antes de Rublev dar um ar da sua graça. Com o resultado em 7-5, 7-6[3] e 3-1 a favor de Cilic, o russo esboçou uma reação e o encontro mudou completamente. Cilic começou a mostrar alguma hesitação e algumas dúvidas nas suas próprias pancadas e Rublev recuperou, jogo a jogo, até fechar o parcial com uma série de cinco jogos consecutivos.

O momento do embate parecia agora estar do lado do número seis mundial, mas Cilic mostrou uma força mental inabalável e retomou no quarto set o que deixou por fazer no terceiro. Novamente a jogar de forma agressiva e a disparar winners — terminou com 55 — de todos os lados, Cilic aproveitou o único break point no quarto jogo para marcar a diferença que necessitava.

Dois anos depois de ter estado na segunda semana de um Grand Slam pela última vez, Marin Cilic regressa à quarta ronda de um Major, novamente em Melbourne Park, onde o tinha feito em 2020. Foi também nessa altura, de resto, que o croata derrotou um top 10 pela última vez antes de o voltar a fazer este sábado. Na altura, Marin Cilic triunfou em cinco sets frente a Roberto Bautista Agut.

Apurado para a segunda semana de um Grand Slam pela 25.ª ocasião na carreira, Marin Cilic — finalista do Australian Open em 2018 e semifinalista em 2010 — vai procurar regressar aos quartos de final em Melbourne Park. Para isso, terá de levar a melhor sobre o canadiano Felix Auger-Aliassime (9.º ATP) na próxima eliminatória.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share