Ash Barty conquista o Australian Open e interrompe jejum de 44 anos

Ash Barty, a grande favorita, derrotou Danielle Collins, a grande surpresa, e sagrou-se campeã do Australian Open, tornando-se na primeira mulher do país a conquistar o título de singulares desde Chris O’Neill em 1978, há 44 anos.

Primeira cabeça de série e indiscutível favorita à vitória final no “seu” torneio do Grand Slam, Barty replicou o sucesso das rondas anteriores e registou o sétimo triunfo em dois sets, desta vez pelos parciais de 6-3 e 7-6(2).

Mas o encontro deste sábado foi diferente de todos os anteriores: pela primeira vez, a australiana sentiu a pressão do momento e revelou algum nervosismo que a levou a cometer mais erros, uma conjugação de variáveis que permitiu a Collins fazer aquilo de que mais gosta, cerrar o punho, para discutir o encontro.

Habituada a dominar até chegar à final, Barty não pôde contar com a mesma solidez na pancada de direita, a sua grande arma, mas manteve a consistência no serviço. E do outro lado Collins tremeu num momento proibido, ao cometer uma dupla falta que deu à australiana o único break do primeiro parcial.

Atrás no marcador, a norte-americana soltou o braço, começou a preparar os primeiros "come on" que tanto a caracterizam e aproveitou as raras debilidades do lado direito de Barty para aproveitar o nervosismo da australiana e sair disparada na segunda partida. Collins esteve irrepreensível durante os primeiros seis jogos e pareceu encaminhada para a conquista do parcial (5-1),

Mas Barty não desistiu, aproveitou o apoio do público — as autoridades australianas permitiram 80% de espetadores na Rod Laver Arena — e começou a construir uma reviravolta que parecia improvável, mas que só terminou com a conquista do tie-break e o grito de vitória.

E assim, aos 25 anos, Barty fez história. Não só se tornou na primeira mulher australiana a vencer o Australian Open desde 1978, como se juntou a Serena Williams na curtíssima lista de jogadoras no ativo com títulos do Grand Slam nas três superfícies — venceu Roland-Garros em 2019 e Wimbledon em 2021.

Última atualização às 10h50

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share