COI afirma que Peng Shuai pode circular livremente na China, mas quer encontro cara a cara

Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional, reiterou esta quinta-feira que a incerteza em torno de Peng Shuai já se dissipou e que a tenista tem permissão para circular livremente em território chinês. Frisou ainda o desejo de se reunir presencialmente com a antiga líder do ranking mundial de pares, neste período em que está em Pequim para comparecer aos Jogos Olímpicos de Inverno.

“A partir das suas declarações nas vídeo-conferências, concluímos que ela está a viver em Pequim. Pode circular livremente e tem passado o seu tempo com a família e amigos. Só quando pudermos estar com ela é que saberemos melhor o seu estado mental, que é talvez o direito humano mais importante”, esclareceu o líder do organismo internacional.

O presidente do Comité Olímpico Internacional vinca ainda que vai acionar esforços para iniciar a investigação sobre os abusos sexuais denunciados por Peng Shuai, caso esta pretenda a abertura do processo: “Também a poderemos apoiar nesse processo, mas temos de ouvir a decisão dela. Precisamos de a respeitar, ouvir e saber como ela vê a situação e como pretende viver a sua vida.”

A jogadora asiática de 36 anos denunciou no passado mês de novembro abusos sexuais perpetrados por um antigo ministro chinês e o seu paradeiro desconhecido gerou uma onda de contestação mundial, sob o mote “Where is Peng Shuai?”. Thomas Bach já dialogou com a jogadora e garante o seu bem-estar, embora sejam levantadas questões sobre a autenticidade das suas manifestações virtuais.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share