João Sousa salva três match points e apura-se para a 11.ª final de singulares em torneios ATP

João Sousa (137.º classificado no ranking ATP) continua a trilhar caminho no ATP 250 de Pune, na Índia, e este sábado selou o apuramento para a 11.ª final de singulares da carreira em torneios ATP, 1.372 dias depois de ter conquistado o Millennium Estoril Open.

Pela terceira vez em quatro encontros esta semana, o tenista português de 32 anos perdeu o primeiro set, mas tal como contra Arjun Kadhe, na primeira ronda, e Gianluca Mager, na segunda, também frente ao sueco Elias Ymer (167.º) conseguiu dar a volta para vencer, desta vez com os parciais de 5-7, 7-6(4) e 7-5 quando estavam decorridas 3h14 de encontro.

O encontro prolongou-se por 3h14 e foi o jovem sueco, de 25 anos, quem esteve mais perto de o vencer em primeiro lugar, ao dispor de três match points no serviço do português a 4-5 na última partida. Mas os "ingredientes" que permitiram a João Sousa quebrar vários tipos de jejum nos dias anteriores voltaram a estar presentes e mesmo sem o primeiro serviço tão apurado quanto nas rondas anteriores o pupilo de Frederico Marques conseguiu ultrapassar os momentos de adversidade.

Já tinha sido assim no primeiro set, quando recuperou da desvantagem de dois breaks e igualou o parcial antes de vacilar na reta final, e no segundo, em que depois de ganhar vantagem com uma quebra de serviço permitiu a Ymer reentrar na discussão e ganhar um novo fôlego. E voltou a sê-lo no parcial decisivo, em que apresentou a frieza necessária e puxou pelos galões da experiência para vencer três jogos consecutivos depois de anular os referidos pontos de encontro.

A final deste domingo, marcada para as 17h30 de Pune e 12h00 de Portugal Continental (com transmissão Sport TV), será a 11.ª da carreira de João Sousa em torneios ATP na variante de singulares.

1.372 dias depois de ter disputado e vencido a última, no Millennium Estoril Open, o melhor tenista português da história procurará a conquista do quarto título frente ao estreante Emil Ruusuvuori (87.º), da Finlândia.

Última atualização às 16h31.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share