Inês Murta e ex-top 15 Wickmayer “furam” o qualifying do primeiro ITF do Porto

Miguel Pinto

A portuguesa Inês Murta (número 801 do ranking WTA) qualificou-se, esta segunda-feira, para o quadro principal de singulares do primeiro de dois ITFs de 25.000 dólares no Complexo de Ténis do Monte Aventino, no Porto.

A defender o estatuto de 11.ª cabeça de série, a tenista algarvia de 24 anos conseguiu levar a melhor sobre a mais cotada Celia Cervino Ruiz (555.ª), de Espanha, em duas partidas, por 6-4 e 6-2, para somar a segunda vitória da semana e garantir o apuramento.

No quadro principal, a número dois nacional vai estrear-se frente à sueca Mirjam Bjorklund, 189.ª classificada no ranking WTA.

Quem também ultrapassou o qualifying nos recém-inaugurados courts cobertos do Monte Aventino foi a belga Yanina Wickmayer. No torneio que marca o regresso à competição pela primeira vez desde outubro de 2020 e após ser mãe, a ex-número 12 mundial e campeã do Estoril Open em 2009 precisou de se aplicar para passar por Clervie Ngounoue. Recém-consagrada campeã de pares do torneio júnior do Australian Open, a jovem norte-americana de apenas 15 anos resistiu durante 2h03, até que perdeu por 7-6(2), 4-6 e 10-5.

Para além de Inês Murta, também estarão no quadro principal Matilde Jorge (campeã nacional de sub 18), Elizabet Hamaliy, Sofia Pinto e Maria Garcia, atual campeã nacional de sub 16, que receberam os quatro wild cards à disposição da organização. Francisca Jorge, a melhor tenista portuguesa da atualidade, teve de desistir devido a suspeita de uma nova rotura abdominal.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share