Sérvia e Austrália substituem campeã Rússia nas finais da Taça Davis e da Billie Jean King Cup

A Federação Internacional de Ténis (ITF) anunciou, esta segunda-feira, a nova composição das fases finais da Taça Davis e da Billie Jean King Cup (antiga Fed Cup), com as seleções da Sérvia e da Austrália a substituirem, respetivamente, a Rússia — campeã em título de ambas as competições que está impedida de participar em 2022 devido à invasão da Ucrânia.

Como campeã em título, a Federação Russa de Ténis — as menções ao país foram banidas pelos circuitos, pelo que é desta forma que a equipa é descrita — estava automaticamente qualificada para as fases finais e assim será substituída pelos países com melhor classificação entre os que foram derrotados nas meias-finais das edições de 2021.

Para a Sérvia, o anúncio não altera em nada o calendário da equipa liderada por Novak Djokovic, uma vez que o país já tinha sido eleito para um dos dois wild cards à disposição da organização das Davis Cup Finals, que em 2022 voltarão a acontecer com um novo formato. Mas para a Austrália a notícia significa que o conjunto da número um mundial, Ashleigh Barty, vai “escapar” à ronda de qualificação com a Eslováquia, marcada para abril.

Tal como a Rússia, a Bielorrússia também foi castigada pela ITF: na Taça Davis, o país foi excluído do play-off do Grupo Mundial I previsto para 4 e 5 de março (a ronda em que Portugal venceu a Polónia por 4-0) e o México avançou diretamente para o Grupo Mundial I, sem setembro; na Billie Jean King Cup, a seleção de Victoria Azarenka e Aryna Sabalenka foi afastada da ronda de qualificação, permitindo à Bélgica o acesso direto à fase final.

Em 2022, as Davis Cup Finals acontecem de 14 a 18 de setembro (fase de grupos) e de 23 a 27 de novembro (fase a eliminar a partir dos quartos de final) e as Billie Jean King Cup Finals em novembro, mas a ITF ainda não anunciou as respetivas localizações.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share