Iga Swiatek entra a vencer em Miami e chega ao topo do circuito mundial feminino

Aos 20 anos, Iga Swiatek é a nova número um mundial do circuito feminino. A tenista polaca aproveitou a despedida repentina de Ash Barty, que pediu à WTA para retirar o seu nome do ranking, e fez o que lhe competia — vencer a primeira ronda em Miami — para garantir a liderança da hierarquia a partir do dia 4 de abril, quando for publicada a próxima atualização.

Recém-campeã dos WTA 1000 de Doha e de Indian Wells, a jovem polaca era não só pelo ranking, mas também pelo momento de forma quem mais merecia ascender ao primeiro lugar e voltou a demonstrá-lo esta sexta-feira, ao derrotar Viktoria Golubic por 6-2 e 6-0.

Paula Badosa, que desde o anúncio de Barty partilhava com Swiatek a possibilidade de se tornar número um, também cumpriu o seu papel (venceu Marie Bouzkova por 7-5 e 7-5), mas a espanhola precisava necessariamente de uma derrota da polaca — à qual teria de juntar a conquista do título — e por isso o assunto ficou arrumado.

Nascida em Varsóvia, Iga Swiatek será a 28.ª jogadora a ascender ao primeiro lugar do ranking WTA. Chris Evert foi a primeira, a 3 de novembro de 1975, e a ela seguiram-se Evonne Goolagong Cawley, Martina Navratilova, Tracy Austin, Steffi Graf, Monica Seles, Arantxa Sánchez Vicario, Martina Hingis, Lindsay Davenport e, já no século XXI, Jennifer Capriati, Venus Williams, Serena Williams, Kim Clijsters, Justine Henin, Amélie Mauresmo, Maria Sharapova, Ana Ivanovic, Jelena Jankovic, Dinara Safina, Caroline Wozniacki, Victoria Azarenka, Angelique Kerber, Karolina Pliskova, Garbiñe Muguruza, Simona Halep, Naomi Osaka e Ash Barty.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share