Gastão Elias confiante: “Esta semana é uma amostra do que pode estar para aparecer”

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – Depois de dois encontros difíceis para abrir a temporada de torneios em Portugal, Gastão Elias conseguiu um triunfo mais convincente para rumar às meias-finais do Oeiras Open. Com o uso de várias ferramentas para desregular o checo Vit Kopriva, o português continua ambicioso e confiante do que pode atingir na modalidade.

“Sabe bem ter um encontro mais rápido dos que os outros. Estou satisfeito porque era um adversário perigoso, com qualidade e que até já teve bons resultados a nível ATP. Podia ter simplificado mais as coisas no segundo set, mas senti sempre que ele colocava pouca pressão nos jogos de serviço dele. O serviço não é uma grande arma, eu senti-me sempre confortável a responder e sabia que podia fazer o break a qualquer momento. Isso deixou-me relativamente tranquilo durante todo o encontro. Acho que foi um encontro positivo”, analisou o número três nacional no final do duelo, em conferência de imprensa.

Sobre a estratégia para o embate frente ao 164º do ranking ATP, Elias explicou a intenção, em concreto do uso da esquerda em slice. “O Kopriva precisa e gosta de jogar com muito ritmo, sem muita variação na altura. Tentei dar-lhe o contrário, baixar a bola com slices, levantar a bola, optar por pancadas sem muito peso para gerar ele a potência porque tem dificuldades nisso. Mas não deixa de ser perigoso, porque apesar dessas dificuldades ele tem um grande nível e viu-se em alguns momentos uns winners de outro mundo. Estava à espera disso, mas também de muitos erros da parte dele. Essa variação de ritmo acho que lhe complicou a vida”.

“Esta semana é uma pequena amostra do que pode estar para aí a aparecer. O fundamental é estar pronto mentalmente e fisicamente para agarrar a oportunidade se aparecer. É para isso que trabalho todos os dias. Esta semana está a correr bem e espero ter ainda mais duas vitórias”, disse o outrora 57 do mundo, com ambições ainda maiores.

A separá-lo da final está Alessandro Giannesi, italiano da mesma geração do lourinhanense. “Conheço-o há uns 20 anos.  É um jogador de altíssimo nível. Já esteve muito bem classificado, já tem vários títulos a este nível e ainda para mais vem com muita confiança porque vem de um encontro totalmente perdido. É bastante completo”, aludiu Elias relativamente ao escape do próximo oponente (esteve a perder por 6-1 e 5-1 e teve de salvar um ponto de encontro face ao compatriota Giulio Zeppieri).

O encontro entre os dois jogadores de 31 anos será o primeiro deste sábado, às 10h. Giannessi venceu o duelo anterior entre ambos, em 2016, na primeira ronda do Challenger de Prostejov, em três sets. Agora o embate vale um bilhete para a final do Oeiras Open.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share