Gastão Elias regressa a meias-finais no Oeiras Open

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – O português Gastão Elias (198 do ranking ATP) esteve a um grande nível para ultrapassar o checo Vit Kopriva (164º) com os parciais de 6-3 e 6-2 para voltar às meias-finais de um torneio do ATP Challenger Tour.

Bem mais tarde do que seria suposto devido ao estender ao épico encontro entre Nuno Borges e Thiago Monteiro, Gastão Elias e Vit Kopriva entraram no Court Central do Jamor pelas 17h15, já sem grande parte do público entusiasma que compôs as bancadas do embate do primeiro tenista nacional a entrar em jogo na competição de singulares. Alheio a tudo isso, o experiente jogador da casa realizou a melhor exibição da semana e uma das melhores da temporada.

Depois de um primeiro set equilibrado e com vários jogos prolongados – com Elias até a ser o primeiro a salvar break points, logo no serviço inaugural -, o antigo 57 do mundo foi capaz de conquistar o almejado golpe no oitavo jogo, que lhe permitiu servir para o parcial. Sem hesitar e com aparente confiança nas suas pancadas, conclui o primeiro set em branco.

Tudo muito mais fácil a partir daí, com o lourinhanense a quebrar o serviço do opositor em três ocasiões, entre as quais logo a abrir. Em apenas 1h34, Gastão Elias esteve praticamente menos duas horas em court do que Borges, uma boa notícia para o número três nacional visto que abre a programação deste sábado logo às 10h frente ao italiano Alessandro Giannessi (de quem é amigo e da mesma geração), que hoje bateu o compatriota Giulio Zeppieri após salvar um match point e recuperar de um 6-1 e 5-1 de desvantagem.

Feitas as contas, Elias ultrapassou um adversário bem complicado, no melhor posto da carreira em termos de ranking e semifinalista do ATP de Gstaad na temporada passada, fruto de muitas variações de ritmo com a esquerda em slice (o checo gosta de ritmo na troca de bolas) complementadas com bolas mais altas, de boas sensações com a pancada de direita e de boa disponibilidade em termos físicos.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share