Cereja no topo do bolo: Iga Swiatek conquista terceiro WTA 1000 consecutivo e completa o Sunshine Double

Iga Swiatek já tinha feito história no Miami Open ao garantir a ascensão ao primeiro lugar do ranking mundial na segunda-feira, mas foi ainda mais longe e este sábado venceu Naomi Osaka para se tornar na quarta tenista da história do circuito feminino a completar o Sunshine Double — isto é, vencer Indian Wells e Miami no mesmo ano. E é a primeira de sempre a conquistar os três primeiros WTA 1000 da temporada, uma vez que já tinha triunfado em Doha.

A final deste sábado era aguardada com elevadas expetativas, mas a nova líder do ténis feminino desde cedo deu a conhecer as suas intenções e só precisou de 80 minutos para vencer um encontro entre melhores amigas com os parciais de 6-4 e 6-0.

Se até à final Osaka contou com o serviço para fazer a diferença frente a todas as adversárias, este sábado a resposta ao serviço de Swiatek foi a pancada-chave do encontro: fora de série nesse capítulo, a polaca soube explorar muito bem o saque da japonesa (que só colocou 51% das primeiras bolas) e converteu seis dos 10 pontos de break que criou, enquanto a ex-líder do ranking nem por uma vez conseguiu ameaçar a quebra de serviço.

A vitória deste sábado não só foi a 17.ª consecutiva de Iga Swiatek, como a 10.ª seguida em que a nova estrela do ténis — e do desporto — polaco não cedeu qualquer parcial. E permitiu-lhe, com apenas 20 anos, inscrever o nome em vários capítulos históricos do ténis mundial.

Para além da estreia no primeiro lugar do ranking, que já tinha garantida há sete dias, a tenista de Varsóvia tornou-se apenas na quarta mulher de sempre a completar o Sunshine Double — Indian Wells e Miami são considerados os torneios mais importantes e prestigiantes a seguir aos quatro Grand Slams e o WTA Finals. E ainda na primeira da história a conquistar os três primeiros WTA 1000 de uma temporada.

Última atualização às 19h42.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share