Gastão Elias completa semana de superação com título no Oeiras Open

Sara Falcão/FPT

OEIRASGastão Elias (198.º classificado no ranking ATP) sagrou-se, este domingo, campeão do Oeiras Open 1 ao derrotar o croata Nino Serdarusic (207.º), por 6-3 e 6-4, naquela que foi a 20.ª final da carreira no ATP Challenger Tour. O jogador da Lourinhã tornou-se no primeiro tenista português a conquistar nove títulos neste circuito.

Bem mais experimentado do que o adversário nestas ocasiões (20 finais contra quatro), Elias foi capaz de colocar o plano de jogo em prática desde o início do encontro. Serdarusic ainda entrou imponente no primeiro jogo de serviço, mas desde cedo surgiu a perceção de que este poderia ser o dia do português, que soube esperar pelos momentos certos e com muita variação de jogo e dois breaks (um ao terceiro jogo, o outro a fechar) selou de forma autoritária a primeira partida.

No segundo parcial a história não foi muito diferente e o domínio de Elias prolongou-se. No controlo das operações, o número três nacional empurrou a decisão para a fase final do set, na qual conseguiu a quebra de serviço que lhe permitiu selar o encontro perante um Court Central do Jamor composto como há muito não se via — mais de 1.000 pessoas nas bancadas do histórico palco do ténis português.

O lourinhense fez a melhor exibição no torneio sem perder o serviço pela primeira vez esta semana, não enfrentando qualquer break point e ganhando 79% dos pontos disputados no seu saque.

O título conquistado este domingo, no primeiro de dois Oeiras Open, foi o primeiro de Gastão Elias desde a última vez que competiu no Jamor, em abril de 2021, e permitiu-lhe tornar-se no primeiro português a erguer nove troféus de campeão em provas do ATP Challenger Tour.

Com os 80 pontos conquistados, Gastão Elias subirá 25 lugares na próxima atualização do ranking ATP, até 173.º — a melhor classificação desde outubro de 2018.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share