Borges, Araújo e Vale com novos máximos no ranking ATP; Elias com melhor ranking desde 2018

Sara Falcão/FPT

Gastão Elias conquistou o Oeiras Open e o nono título Challenger da carreira valeu-lhe uma subida de 25 lugares, até à melhor classificação dos últimos três anos e meio, numa atualização que também fica marcada pelas ascensões de Nuno Borges, Pedro Araújo, Duarte Vale, Henrique Rocha e Miguel Gomes a novos máximos de carreira no ranking ATP.

O tenista da Lourinhã ascendeu ao 173.º posto, a sua melhor classificação desde o dia 7 de outubro de 2018, quando passou de 153.º para 192.º. Com esta subida, Elias cimentou o estatuto de número três nacional, atrás de Borges (que subiu sete lugares e voltou a estabelecer a melhor classificação da carreira, o 143.º posto) e João Sousa (o único do top 3 a descer, de 82.º para 90.º).

Mais atrás, Pedro Araújo — que esteve em grande plano na série de ITFs algarvios — subiu mais 47 degraus e é o novo número 661 mundial, que se traduz no melhor registo da sua ainda curta carreira. Depois dele surge Duarte Vale, que com uma subida de sete posições entrou pela primeira vez no top 700 (é o 698.º).

Já fora do top 1000 também se registaram novos máximos para os jovens Henrique Rocha (1448.º com um ganho de 10 posições, mas a campanha no Oeiras Open 2 fará com que suba ainda mais) e Miguel Gomes (1713.º após subir 428 lugares com o ponto ATP conquistado na Quinta do Lago).

Francisco Cabral e Nuno Borges com melhores classificações em pares

O Oeiras Open 1 também teve uma influência positiva na atualização do ranking de pares, com os campeões Francisco Cabral e Nuno Borges a alcançarem as melhores posições de sempre nesta hierarquia.

O portuense tornou-se no novo número um nacional ao ganhar 14 posições para chegar a 121.º, ultrapassando Gonçalo Oliveira (que perdeu um lugar e é 131.º). Já o maiato, segue em terceiro lugar entre a comitiva portuguesa, com um ganho de 16 lugares até 135.º. Depois surge João Sousa (175.º) e a fechar o top 5 aparece Gonçalo Falcão, que subiu 72 lugares e voltou ao top 400.

Também há novos melhores registos para Luís Faria (449.º), Fábio Coelho (475.º), Jaime Faria (487.º) e Pedro Araújo (564.º).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share