Wimbledon preparado para banir participação de Medvedev para evitar que um triunfo beneficie Putin

Daniil Medvedev está em risco de ser banido do torneio de Wimbledon, pelo receio de que um eventual triunfo da sua parte no All- England Club possa servir de impulso para Vladimir Putin, segundo reporta o jornal britânico The Telegraph.

Esta poderá ser mais uma potencial dor de cabeça para o moscovita, que foi recentemente operado a uma hérnia que o irá deixar de fora dos courts entre um a dois meses, o que coloca a sua participação em Roland-Garros em risco, à qual se poderá somar também agora a ausência do Grand Slam britânico que começa a 27 de junho.

Segundo uma fonte citada pelo The Telegraph, o seu estatuto de clube de membros privado, confere-lhe uma maior autonomia para atuar quando comparado com os circuitos ATP e WTA.

O que lhes permite decidir quem pode participar ou não no torneio, enquanto o circuito não tem essa liberdade, podendo até incorrer em problemas de âmbito legal, consoante a razoabilidade ou falta dela, presente das suas ações, para com os atletas em questão.

“Os membros de clubes privados têm maior liberdade acerca de quem permitem que participe, ou não, por isso não estão sujeitos às mesmas leis de discriminação que os circuitos”, referiu a fonte em questão.

Tendo acrescentado ainda que “se estás responsável pelo circuito, tens a possibilidade de banir atletas, caso estes tenham sido culpados de viciar resultados, ou doping, por exemplo, mas tens de demonstrar que a atitude tomada foi razoável. Nesta situação de guerra na Ucrânia, se o circuito reagisse de uma forma extremamente severa, os atletas russos poderiam refutar que não lhes estava a ser possibilitada a oportunidade de ganharem a vida, sem culpa própria. No entanto, para Wimbledon, isso não é um problema”.

O prazo de inscrição em Wimbledon termina em meados de maio, pelo que segundo foi reportado a decisão deverá ser tomada nas próximas semanas, sendo que essa decisão seria aplicada a todos os atletas russos e bielorussos.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share