Viktoriya Tomova e Elisabetta Cocciaretto na grande final do Oeiras Ladies Open

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – Tudo se resume a Viktoriya Tomova (107 WTA) e Elisabetta Cocciaretto (233.ª) no Oeiras Ladies Open. Depois de triunfos distintos nas meias-finais, a búlgara e a italiana vão lutar este domingo de manhã pelo maior torneio feminino realizado em Portugal desde 2014.

A primeira a carimbar o acesso à final foi Tomova. No Court 1, a número um da Bulgária, a precisar de vitórias esta semana para não cair no ranking, visto que defende pontos relativos às meias-finais de Guadalajara, não teve tarefa fácil para superar Yuliya Hatouka (225.ª). Com menos poder de fogo do que a opositora, Tomova precisou, uma vez mais, de encontrar soluções para desregular a adversária e triunfou por 5-7, 6-1 e 6-1.

Viktoriya Tomova serviu duas vezes para o set inaugural (liderou por 5-2), mas cedeu os últimos cinco jogos do parcial. A tenista de 27 anos conseguiu, ainda assim, encontrar o caminho para o triunfo com muitas variações de jogo. E já sabe que mesmo que perca o encontro decisivo não irá descair muito na hierarquia mundial.

A adversária de Tomova será Elisabetta Cocciaretto. A transalpina, em pleno Court Central, derrubou a favorita Dalma Galfi (97 WTA e oitava cabeça de série do torneio) com os parciais de 6-3 e 6-3. Sempre por cima do embate, Cocciaretto lidou bem com a maior agressividade da húngara, optando por jogar bem dentro do court e absorver a potência de jogo de Galfi, que por sua vez foi tentando levantar mais a bola, mas pareceu, muitas vezes, sem soluções. Este encaixe tático foi favorável à italiana, sempre bem ciente do desafio que tinha pela frente.

A grande final do Oeiras Ladies Open vai jogar-se este domingo logo às 10h, antecedendo a final masculina entre Gastão Elias e Alessandro Giannessi. Tomova procura igualar, em termos de estatuto, o maio título que já adquiriu na carreira. Já Cocciaretto, aos 21 anos, está em Portugal para recuperar tempo perdido devido à lesão no joelho (já foi 108 do ranking em 2021) e irá bem para dentro do top 200 no final deste torneio. A italiana já fez uma final numa prova de 125.000 dólares, mas se conquistar o título no Jamor erguerá o maior troféu da carreira.

Tomova e Cocciaretto vão medir forças pela segunda vez na carreira e pela segunda semana consecutiva. Em Marbella, Cocciaretto saiu vitoriosa por 7-6(0) e 6-1. Tomova (a competir nesse torneio pela primeira vez em terra batida na presente temporada) já contou entretanto em conferência de imprensa que estava adoentada nesse duelo. O segundo round entre ambas vai trazer desforra para a búlgara ou a confirmação de superioridade para a mais nova.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share