Elisabetta Cocciaretto vence maior título da carreira após grande duelo de 3h09

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – Elisabetta Cocciaretto (233 do ranking WTA) é a nova campeã do Oeiras Ladies Open. A jovem italiana de 21 anos, vinda da fase de qualificação, conquistou o maior troféu da carreira depois de bater a favorita Viktoriya Tomova (107.ª) por 7-6(5), 2-6 e 7-5, numa batalha de grande qualidade de 3h09.

Num encontro com casa cheia no Jamor – e como é bom ver um duelo num torneio ITF do circuito feminino com imenso público -, Elisabetta Cocciaretto e Viktoriya Tomova proporcionaram a todos os presentes ténis de boa qualidade. Foi Tomova, favorita teórica, a entrar melhor na final e só ao 5-4, a servir para fechar o set, claudicou, com a transalpina a entrar mais dentro do court para tentar assumir as rédeas do encontro e acabou por prevalecer no tie-break.

Foi um encontro muito tático – várias moonballs, aberturas de ângulo, amorties, quase um jogo de xadrez – e com enormes trocas de bolas, que com o calor que se fez sentir tornaram o duelo muito físico. Mesmo ligada na coxa direita (e no terceiro set também na esquerda), Cocciaretto parecia pronta para a batalha e mostrou a Tomova para o que vinha.

Após várias oportunidades de break no parcial decisivo – depois de Tomova ter jogado um excelente ténis no segundo set – Cocciaretto não fechou o encontro a 5-4, mas à segunda chance não desperdiçou. A alegria no final era notória. Estava conquistado o maior título da carreira, sobretudo após um duelo onde teve de ir aos limites físicos.

Depois de ter sido forçada a sair do circuito uns meses com contas com uma lesão no joelho, Elisabetta Cocciaretto somou sete vitórias no Jamor e vai reentrar no top 150, depois de já ter figurado no posto 108 na temporada passada. Uma semana em Portugal que nunca mais irá esquecer, como espelha a emoção sentida aquando da conquista do último ponto e das palavras que proferiu na cerimónia de consagração posterior.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share