Ana Filipa Santos (1327.º) voltou a encontrar esta quarta-feira o caminho para as vitórias e quebrou um registo negativo ao triunfar na ronda de estreia do quadro principal no ITF de 15.000 dólares de Piracicaba, no Brasil. A jogador portuguesa somou o primeiro êxito na presente temporada e avançou para os oitavos de final um dia depois de ter ultrapassado o primeiro embate na competição de pares.
Foi de forma quase perfeita que a natural de Santiago do Cacém se colocou a dominar o compromisso desta tarde, mas foi incapaz de concluir a missão em dois parciais e deixou-se igualar pela anfitriã Catarina Ibiraba Melleiro Junior (964.ª do ranking ITF). Ana Filipa Santos conseguiu voltar a impor o bom nível no que restou da partida e, findada uma tremenda batalha de quase três horas, alcançou os 6-1, 1-6 e 6-3.
A jogadora lusa de 26 anos, que soma a primeira vitória em quadros principais desde que triunfou no ITF de 15.000 dólares de Santarém, em outubro de 2019, coloca o foco na luta pelo acesso aos quartos de final no estado de São Paulo: enfrenta esta quinta-feira a norte-americana Sebastiani Leon (1031.ª), que defende o estatuto de oitava pré-designada.