Tenistas espanhóis revoltados com wild cards para o torneio de Madrid (recém-adquirido pela IMG)

A aquisição do Mutua Madrid Open por parte da IMG anunciada no final do último ano demorou poucos meses a surtir efeitos: esta quarta-feira, os responsáveis pelo maior torneio de ténis em Espanha divulgaram a lista de wild cards e depressa deram origem a uma maré de revolta no ténis espanhol, com vários tenistas a emitirem um comunicado recheado de críticas à organização.

“Deixa-nos surpreendidos, bem como muito frustrados, que o maior torneio de ténis em Espanha demonstre um apoio tão pequeno (ou nulo) aos tenistas espanhóis com os wild cards atribuídos, em especial para os quadros principais”, lê-se no comunicado divulgado na noite desta quarta-feira por vários jogadores, entre eles Fernando Verdasco, que participou nas últimas 18 edições do Mutua Madrid Open, um ATP Masters 1000 e WTA 1000.

Os wild cards para o quadro principal masculino foram entregues aos britânicos Andy Murray, Jack Draper, ao francês Lucas Pouille e ao já referido espanhol Carlos Gimeno. No quadro principal feminino não houve espaço para convidadas da casa: Naomi Osaka, Linda Fruhvirtova, Monica Puig, Marta Kostyuk e Qinwen Zheng receberam os convites.

“Não entendemos que à empresa promotora e aos donos do torneio tenha parecido razoável atribuir estes convites. Compreendemos que alguns sejam dados de acordo com a sua própria discrição, mas não que em todos os casos coloquem os seus interesses comerciais à frente do desporto espanhol e separando-se totalmente da trajetória dos últimos anos.”

“Se olharmos para qualquer outro torneio da mesma categoria, o apoio que demonstram aos tenistas locais é imensamente maior. Sem ir mais longe, o torneio de Roma, que se joga na semana após Madrid, já anunciou os primeiros cinco convites e todos são para tenistas italianos”, acrescentaram os espanhóis, que relativamente à fase de qualificação receberam quatro dos 10 wild cards anunciados.

Na parte final do texto partilhado, um apelo às entidades envolvidas no Mutua Madrid Open: “Confiamos plenamente que os principais patrocinadores do torneio, que incluem o governo de Madrid, a Mutua Madrileña e empresas espanholas, assim como as associações desportivas espanholas e os espetadores maioritariamente nacionais, querem apoiar o desporto espanhol e investem neste torneio com a intenção de ajudar o nosso desporto e na esperança de contar com a maior presença espanhola possível, por isso imaginamos que partilhem a nossa desilusão e esperamos que a manifestem.”

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share