Japão e Países Baixos conquistam primeiros títulos no Campeonato do Mundo de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas

Sara Falcão/FPT

VILAMOURA — O Japão e os Países Baixos conquistaram os primeiros títulos da edição de 2022 do BNP Paribas World Team Cup — Campeonato do Mundo de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas, na Vilamoura Tennis & Padel Academy. As duas nações venceram, respetivamente, os torneios feminino e de quad da fase final que acontece pela primeira vez em Portugal, com a organização a cargo da Federação Portuguesa de Ténis e da Premier Sports.

No torneio feminino, o Japão conseguiu contrariar a história e, depois de cinco finais perdidas, sempre para os Países Baixos (em 2010, 2012, 2015, 2019 e 2021), conquistou pela primeira vez o título graças às vitórias nos dois encontros de singulares.

Tudo começou com o triunfo de Momoko Ohtani (9.ª classificada no ranking mundial), que aplicou os parciais de 6-3 e 6-4 a Jiske Griffioen (6.ª) no primeiro encontro do dia. Depois, a segunda melhor jogadora da atualidade, Yui Kamiji, aproveitou a ausência da número um mundial (Diede de Groot, lesionada nesta jornada) e derrotou Aniek Van Koot (3.ª) por 6-3, 3-6 e 7-5 para confirmar a surpreendente vitória do Japão.

Com este resultado, o país conquistou pela primeira vez o título no quadro feminino do BNP Paribas World Team Cup — Campeonato do Mundo de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas, enquanto no masculino celebrou o terceiro lugar graças a uma vitória por 2-0 perante os Estados Unidos da América.

A terceira posição da prova feminina ficou a cargo dos EUA, que derrotaram a Colômbia por 2-0, não precisando do par para decidir a eliminatória.

Na categoria quad, o título sorriu aos Países Baixos. Superfavorita à vitória, a equipa neerlandesa contou com os dois melhores jogadores da atualidade para assegurar a defesa do troféu de campeã, o segundo da sua história: primeiro, Sam Schröder (2.º) venceu Lucas Sithole por 6-2 e 6-0; depois, Niels Vink (1.º) derrotou Donald Ramphadi (7.º) por 7-6(4) e 6-1.

O terceiro lugar foi conquistado na véspera pelo Brasil, graças a uma vitória por 2-0 perante o conjunto dos Estados Unidos da América.

Para a jornada de domingo estão marcadas as finais de juniores, entre a Grã-Bretanha e a Austrália, e masculina, com os Países Baixos a defrontarem a Espanha.

O derradeiro dia deste BNP Paribas World Team Cup — Campeonato do Mundo de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas também contará com os encontros de apuramento das últimas posições dos quadros, com destaque para o quinto e último confronto de Portugal.

A equipa da casa, que em 2022 participa pela segunda vez em fases finais do Campeonato do Mundo (a primeira foi em 2009) e primeira na condição de organizadora, vai defrontar a Coreia do Sul, depois de ter perdido por 2-0 com o Brasil na jornada deste sábado.

Jean Paul Melo (atual 457.º) foi chamado a jogo pelo selecionador nacional, Joaquim Nunes, e começou bem o duelo frente a Jucelio Da Silva Torquato (95.º), mas não conseguiu segurar a vantagem inicial e, depois de liderar por 6-0 e 2-0, cedeu pelos parciais de 0-6, 6-4 e 6-3 em 1h50.

No segundo encontro, esperava-se uma tarefa bem mais difícil para Carlos Leitão (186.º) perante Daniel Rodrigues (30.º) e os acontecimentos dentro do campo confirmaram-no, com o brasileiro a vencer por 6-0 e 6-1.

A equipa de Portugal, que é uma das quatro já confirmadas nas respetivas fases de qualificação no próximo ano, terminará a participação no BNP Paribas World Team Cup — Campeonato do Mundo de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas com a luta pelo 15.º lugar frente à Coreia do Sul, que perdeu por 2-0 com a forte seleção do Sri Lanka. O conjunto asiático é composto por Howon Im (46.º), Sungbong Han (80.º) e Chiolyong An (183.º).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share