De volta ao sítio onde tudo começou, Osaka perde duelo espetáculo mas afasta os fantasmas

Foi em Roland-Garros que Naomi Osaka entrou numa espiral negativa na sequência do boicote à imprensa que acabou por fazê-la desistir antes do encontro da segunda ronda. Mas um ano depois, no regresso (curto) a Paris, a japonesa afastou os fantasmas de 2021 e confirmou que está pronta a sorrir. Mesmo se ainda precisa de tempo para conseguir aproximar-se na terra batida do nível que apresenta em pisos mais rápidos, mesmo se esta segunda-feira foi eliminada na primeira ronda.

Por Gaspar Ribeiro Lança, em Paris

Com um sorteio desastroso, esperavam-se sérias dificuldades para a japonesa, com pouco ritmo na superfície e em recuperação de uma lesão no tendão de aquiles que a afastou de Roma, frente à norte-americana Amanda Anisimova, que depois de a ter afastado no Australian Open atingiu as meias-finais na terra batida verde de Charleston e no pó de tijolo tradicional de Madrid e Roma.

Mas o que se viu em pleno Court Suzanne-Lenglen no arranque de uma jornada marcada pela chuva que caracteriza a quinzena de ténis em Paris foi um duelo surpreendentemente equilibrado, em que só o serviço, e não os problemas físicos, traiu Osaka perante uma Anisimova mais rodada, mais à vontade neste piso e neste torneio — alcançou as meias-finais de forma surpreendente em 2019 — e cheia de confiança.

O guião parecia inevitável e o triunfo acabou mesmo por sorrir à mais nova das duas jogadoras, por 7-5 e 6-4 após 1h30, mas com muito bom ténis pelo meio — em especial na reta final do primeiro set, em que sem rodeios ambas as jogadoras “dispararam” winners de todas as formas e feitios para deleite dos espetadores que, imperturbados pela chuva, preencheram de forma digna as bancadas do segundo maior court do complexo.

Numa secção do quadro “endiabrada”, Anisimova terá de continuar em boa forma para prolongar a sua estadia em Paris: a adversária que se segue é a qualifier Donna Vekic, que já soma quatro triunfos no Stade Roland-Garros, e na terceira ronda pode dar-se um duelo com Maria Sakkari, grega que é a quarta cabeça de série e em 2021 atingiu as meias-finais.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share