Swiatek reforça liderança incontestável, Kontaveit é quem mais sorri depois de Roland-Garros

Iga Swiatek tem dominado o circuito feminino desde a retirada de Ash Barty e os triunfos da polaca dentro do court — o mais recente em Roland-Garros — refletem-se no ranking WTA, que esta segunda-feira a apresenta com quase o dobro dos pontos que a segunda classificada e mais do que a soma dos pontos das segunda e terceira colocadas. Apenas na próxima semana serão retirados os pontos de Roland-Garros 2021, por ser essa a semana em que o torneio terminou no último ano.

Aos 21 anos, a rainha e senhora de 2022 (35 triunfos consecutivos, igualando a melhor série vitoriosa do século, que pertencia de forma isolada a Venus Williams, e seis títulos, dos quais um num WTA 500, quatro em WTA 1000 e o mais recente num torneio do Grand Slam) tem 8.631 pontos.

Na segunda posição surge Anett Kontaveit, que apesar de ter sido surpreendida na primeira ronda de Roland-Garros foi quem mais beneficiou com os resultados da prova parisiense: a estónia está pela primeira vez no segundo lugar do ranking, com 4.326 pontos, seguida de Paula Badosa, que tem 4.245 pontos — feitas as contas, as duas juntas somariam 8.570, insuficientes para fazer frente a Swiatek.

O top 5 é concluído com Ons Jabeur (segunda na Race), que com um ganho de duas posições alcança a melhor classificação da carreira, e Maria Sakkari, semifinalista de 2021 que não conseguiu defender o resultado e perdeu dois lugares, mas que descerá ainda mais na próxima semana, quando forem descontados os pontos de Roland-Garros 2021.

Aryna Sabalenka (+1), Karolina Pliskova (+1), Jessica Pegula (+3, em estreia absoluta no top 10), Danielle Collins e Garbiñe Muguruza, que mantiveram as respetivas classificações, fecham o top 10.

Logo a seguir surge Emma Raducanu, que ganhou um lugar e está a apenas 85 pontos de conseguir a sempre marcante estreia entre as 10 primeiras, enquanto Coco Gauff, finalista de Roland-Garros, subiu 10 degraus para 13.ª. A seguir à norte-americana aparece a checa Barbora Krejcikova, mas a campeã de 2021, que nesta semana já desceu 12 posições, perderá ainda mais lugares na próxima semana.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share