Embalado pela conquista do primeiro título profissional somado na semana passada, Duarte Vale (652.º) somou esta noite um novo triunfo em San Diego e ultrapassou a ronda inaugural do segundo evento categorizado com 15.000 pontos. O português, que defende o estatuto de quarto pré-designado, não enfrentou um desafio acessível mas conseguiu rubricar o êxito sem recurso a trabalhos extra.
Posicionado como favorito para vencer o encontro frente ao norte-americano Connor Farren (992.º), Vale teve uma entrada em falso mas pouco depois recuperou fôlego para se superiorizar no tie-break. O equilíbrio voltou a imperar no segundo set e foi na última chamada que o jogador luso conseguiu escapar ao tira teimas para resolver as contas em 7-6 (5) e 7-5.
Apurado para a segunda ronda e sem compromisso marcado no quadro de pares (onde no percurso passado alcançou os ‘quartos’), Duarte Vale já tem adversário definido para o teste alusivo aos oitavos de final: vai partilhar o court com Fletcher Scott (1026.º), outro nome da casa.